A Naval pode estar prestes a colmatar a vaga deixada em aberto pela saída de Peiser com o contratação de um compatriota do guarda-redes francês. A solução poderá passar por Romain Salin, de 25 anos, jogador ligado ao Tours, da II Divisão gaulesa. O Maisfutebol sabe que o vice-presidente do emblema figueirense, José Ferreira, foi visto na cidade francesa na companhia do guardião, sendo possível até que as bases do acordo para a transferência já tenham sido fixadas.

Romain Salin tem, todavia, mais um ano de contrato mas enfrenta a concorrência, curiosamente, de um antigo atleta da Naval, Jeremy Sopalski, que representou o clube - ter-lhe-á certamente servido de conselheiro quanto ao possível ingresso no futebol português - entre 2004 e 2006, na época de subida à Liga principal e no primeiro ano entre os «grandes». O antigo guardião dos figueirenses renovou recentemente por mais duas épocas e parece, segundo a imprensa local, partir na frente para a titularidade na próxima época.

Romain Salin tem 1,86 m (71 quilos) e começou a jogar no SC Le Ham, antes de passar pelo Le Mans e Rennes, nas camadas jovens, tornando-se profissional, em 2003, pelo Laval. Depois, passou pelo Lorient, esteve emprestado ao Libourne, chegando ao Tours em Janeiro de 2009, para um contrato de seis meses. Durante esse período, numa aposta para substituir o lesionado Peter Jehle (outro guarda-redes com ligações a Portugal, por via do Boavista), convenceu o clube a renovar-lhe o contrato por mais duas épocas.

Rogério e Jonathas podem chegar do Brasil

No Brasil, como é há muito sabido, a Naval mantém um emissário com plenos poderes para negociar pelo clube e até assinar contratos com dois defesas, cujos nomes foram agora revelados. Desta forma, tirando algum desentendimento de última hora, os figueirenses deverão apresentar no regresso aos trabalhos, no final de mês, o central Rogério Conceição, de 25 anos, ex-Vila Nova de Goiás, que será o substituto natural de Diego Ângelo, entretanto transferido para o Génova, de Itália.

Já do Pelotas chegará o lateral-esquerdo Jonathas Ricardo, também de 25 anos, conhecido pela sua polivalência, e que passou, nos últimos anos, por clubes como o Grémio, Caxias, Criciúma ou Paraná, entre outros.

Recorde-se que a Naval já garantiu, neste defeso, as contratações dos médios João Pedro, Manuel Godinho (ambos ex-Oliveirense) e Hugo Machado (ex-Standard Sumgyit), e encontra-se em negociações para adquirir mais um avançado, que pode chegar do Brasil ou de França. Nos próximos dias, também Godemèche deverá ficar confirmado no plantel da próxima época, já que a sua renovação está apenas presa pela duração do novo contrato.