Kobe Bryant marcou 81 (oitenta e um) pontos num jogo. O jogador dos LA Lakers conseguiu a segunda melhor marca de sempre da história da NBA, a Liga norte-americana de basquetebol profissional, apenas atrás dos míticos 100 pontos marcados por Wilt Chamberlain em 1962.
A marca de Kobe aconteceu na vitória dos Lakers sobre os Toronto Raptors, por 122-104, e deve-se a uma segunda parte impressionante. No fim da primeira metade do jogo tinha «apenas» 26 pontos, na segunda juntou-lhes 55. Esteve 42 minutos em campo e lançou que se fartou: marcou 28 em 46 de lançamentos de campo, incluindo sete em 13 triplos, mais 18 de 20 livres. Saiu a 4,2 segundos do final para receber uma enorme ovação, no final admitiu que não planeou esta noite de sonho: «Aconteceu, pá! A verdade é que nem posso dizer que foi um sonho de criança. Nunca me tinha passado pela cabeça.»
Kobe já eram um dos jogadores mais mediáticos da Liga, pelo seu basquetebol mas também por vários problemas fora de campo, agora deu mais um passo a caminho do mito. O único homem que fez melhor foi Wilt Chamberlain, que em Março de 1962 apontou 100 pontos pelos Warriors de Filadélfia frente aos New York Knicks.
Para uma melhor noção da proeza, acrescente-se que apenas quatro jogadores superaram a marca de 70 pontos num jogo. E o recorde do lendário Michael Jordan, um dos grandes nomes da história do desporto, é de 69 pontos.