Os Los Angeles Lakers e os Boston Celtics, as duas equipas com mais títulos da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA), estão virtualmente eliminados dos play-offs, ao ficaram a perder sexta-feira por 3-0 na primeira ronda.

Tendo em conta que, na história da competição, jamais uma equipa virou um 0-3 para 4-3, Lakers, dizimados por lesões, e Celtics, sem o seu maestro (Rajon Rondo), já nem podem sonhar em afastar San Antonio Spurs e New York Knicks, respetivamente.

No jogo 3, o primeiro em Los Angeles, os Spurs não deram quaisquer hipóteses, vencendo por 120-89, com 61,2 por cento nos tiros de campo, 26 pontos e nove ressaltos de Tim Duncan e 20 pontos do base francês Tony Parker.

Sem a super estrela Kobe Bryant, Steve Nash, Steve Blake e Jodie Meeks e com Metta World Peace a ressentir-se de uma lesão, os Lakers foram liderados por 25 pontos e 11 ressaltos de Dwight Howard e 24 pontos de Darius Morris.

«As lesões assassinaram-nos», resumiu o espanhol Pau Gasol, autor de mais um triplo duplo, com 11 pontos, 13 ressaltos e 10 assistências.

Por seu lado, os Knicks foram a Boston vencer o terceiro jogo da série por convincentes 90-76, com 26 pontos de Carmelo Anthony e 15 pontos e 10 assistências de Raymond Felton. Jeff Green liderou os locais, com 21 pontos.

A vencer por 3-0 estão também os campeões Miami Heat, face aos Milwaukee Bucks, enquanto os Golden State Warriors adiantaram-se sexta-feira face aos Denver Nuggets (2-1), ao vencerem em casa por 110-108, com 29 pontos e 11 assistências de Stephen Curry.