Willis Reed, lendário poste dos New York Knicks, duas vezes campeão da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), morreu hoje, aos 80 anos, anunciou a equipa nova-iorquina em comunicado.

Os Knicks expressam o seu pesar pela morte de um jogador de «incomparável liderança, compromisso e ética laboral» e asseguram que «o seu legado durará para sempre».

«A comunidade do basquetebol perde uma lenda. Os nossos corações estão com a família, amigos e adeptos de Willis Reed», escreveu, por seu lado, a Associação de Jogadores da NBA, em nota de pesar.

Natural de Bernice, no estado do Luisiana, Reed fez toda a sua carreira na NBA ao serviço dos Knicks, entre 1964 e 1974, tendo sido campeão em 1970 e 1973.

Considerado um dos melhores jogadores da história do basquetebol nos Estados Unidos, o poste foi o MVP (jogador mais valioso) das finais que ganhou, além de ser também melhor jogador na temporada regular de 1970.

Reed teve uma pequena passagem como treinador, orientando os Knicks em 1977 e 1978. Desde 1982 que está no «Hall of Fame» da NBA.