Foi Nélson Évora a figura nacional do ano para os leitores do Maisfutebol. O campeão olímpico do triplo salto ficou à frente de Cristiano Ronaldo. Foi uma discussão apertada, mas no final levou a melhor o atleta que ganhou o ouro em Pequim. Vanessa Fernandes ficou em terceiro lugar.
Quanto à figura internacional de 2008, não restaram muitas dúvidas. Michael Phelps arrasou na votação, tal como em Pequim. As oito medalhas de ouro e os sete recordes mundiais que coroaram a epopeia olímpica do nadador norte-americano garantiram-lhe uma vitória folgada, bem à frente de Usain Bolt, o velocista jamaicano que venceu os 100m e os 200m com recorde mundial e deixou o planeta de olhos em bico, ou de Rafael Nadal, que destronou Roger Federer como nº1 do ténis mundial.
O acontecimento nacional foi pretexto para uma votação apertada. No final, ganhou o Apito Final e as suas sequelas, nomeadamente a discussão na secretaria sobre o acesso do F.C. Porto à Liga dos Campeões. A seguir, Vicente Moura e a polémica em torno da prestação portuguesa em Pequim, depois a passagem de testemunho entre Scolari e Queiroz na Selecção Nacional.
Os Jogos Olímpicos foram de resto o acontecimento internacional eleito pelos leitores, à frente da Espanha, vencedora do Campeonato da Europa num ano de sucesso global a nível desportivo, ou da vitória do Manchester United na Liga dos Campeões, que coroou uma grande época da equipa de Cristiano Ronaldo e Nani.
Quanto ao jogo do ano, o memorável Sporting-Benfica da meia-final da Taça de Portugal (5-3) foi o mais votado. O fantástico remate de Ibrahimovic no encontro entre o Inter e o Bolonha foi o golo eleito.
O Maisfutebol convidou ainda os leitores a votarem em várias outras categorias, menos tradicionais. Pedimos a sua opinião sobre o melhor, mas também o pior de 2008. Fique a saber que o «Carrinho do ano» foi o anúncio de Scolari no Chelsea, em pleno Europeu. Ou que o prémio Gilberto Madaíl do ano vai para Luís Filipe Vieira.
Confira todos os resultados da votação. Basta clicar aqui.