Jogou 20 anos no Manchester United, e por lá se cruzou com Cristiano Ronaldo e Nani. Gary Neville acompanhou de perto o crescimento de ambos, e acredita que o mais novo destes internacionais portugueses está a seguir os passos do mais velho, agora no Real Madrid.

«É difícil chegar ao nível do Cristiano, que é incrível, mas o Nani está no mesmo caminho. Andei alguns anos a ver as costas do Ronaldo, pois ele jogava à minha frente. Nos dois primeiros anos era um jogador completamente diferente. Depois teve uma evolução fantástica. O Nani está no mesmo caminho. Tem atributos físicos, sabe criar golos e marcá-los, sabe driblar. Vai na mesma direcção», disse o antigo capitão dos «red devils», de visita à escola de futebol de Carlos Queiroz, em Carnaxide.

Neville ainda se lembra da primeira vez que viu Ronaldo jogar, no jogo de inauguração do Estádio José Alvalade, que ele falhou. «Vi pela televisão e fiquei impressionado. Depois trabalhei com ele todas as semanas. É um jogador incrível. Um dos melhores que vi, e Portugal tem sorte em tê-lo. É raro ver alguém com esta qualidade. É um fenómeno. Tenho 36 anos, ele é muito mais novo que eu, mas tenho de respeitá-lo. Jogadores assim fazem-nos sentir mais novos, ter vontade de jogar, pois fazem coisas incríveis em campo», disse o antigo internacional inglês, sem conseguir escolher entre o português e Messi: «São ambos incríveis, e o mundo do futebol tem sorte em tê-los.»

Ronaldo mudou-se para Madrid em 2009, mas um ano depois o Manchester United voltou a ficar com dois portugueses no plantel. «Bebé juntou-se ao clube recentemente, e tem potencial. Está a evoluir, como aconteceu com o Ronaldo e o Nani, que chegaram muito novos. O Nani evoluiu muito nos últimos seis ou oito meses. Os jovens precisam de tempo para evoluir, e o Manchester United é um grande clube para isso», disse Neville.

O antigo capitão dos «red devils» abordou ainda a lesão de Nani, no jogo com o Liverpool, provocada por uma entrada muito dura de Carragher. «É óbvio que não foi uma boa entrada, e o Jamie sabe isso, mas são coisas que acontecem.»

O Liverpool venceu o Man Utd por 3-1, e quatro dias depois foi derrotado em Braga, para a Liga Europa. Gary Neville acredita que os «reds» pagaram a factura do Clássico do fim-de-semana. «Jogar fora de casa, na Europa, é difícil. O Liverpool teve um jogo grande no domingo, e isso pode causar mossa.»