A visita do Newcastle ao Dragão, para "apadrinhar" a apresentação da equipa do FC Porto aos sócios e adeptos, vai proporcionar o regresso de Christian Atsu à sua antiga casa.

«Estou muito feliz por voltar a Portugal, e em especial ao Porto, clube que representei. Têm adeptos fantásticos, que estou feliz por reencontrar, assim como amigos que deixei lá», diz o internacional ganês, em declarações reproduzidas pelo emblema inglês.

«Fui para Portugal em 2010. Treinei à experiência durante três dias, e depois assinei contrato. Joguei nos sub-19, depois fui emprestado ao Rio Ave, antes de chegar à equipa principal, pela qual fui campeão», recorda Atsu, que fala também das dificuldades sentidas nos primeiros tempos.

«Foi um momento muito difícil, por causa do tempo, das pessoas e da comida, que era diferente. Agarrei-me ao meu sonho», destaca.

Atsu afirmou ainda que «foi uma grande honra jogar com Falcao, Jackson, Hulk, James ou Moutinho». «Ajudaram-me muito. Aprendi muito, especialmente com o Hulk, pois jogava na mesma posição», recorda o esquerdino, antes de falar da saída em 2013, para rumar ao Chelsea.

«Aprendi muito no FC Porto, evoluí rapidamente. Têm adeptos fantásticos, bons treinadores e muito talento. Aprendi muito lá, e sair foi uma decisão muito difícil, mas persegui o meu sonho de jogar na Premier League» justifica.

Cinco anos depois, Atsu garante que continua a seguir os jogos da antiga equipa, especialmente quando o adversário é o Benfica. «São sempre jogos loucos e tento ver. Apoio o FC Porto. Tenho grandes memórias, que ficarão para sempre comigo», conclui.