Papis Demba Cissé, avançado, 29 anos. É ele a figura do dia. Pelo menos por agora. O senegalês do Newcastle marcou os dois golos da vitória sobre o Chelsea e teve uma tarde de sonho no St. James Park.

Os benfiquistas conhecem-no bem. Não foi há muito tempo que o mesmo Cissé fez dois golos ao Benfica nuns quartos-de-final da Liga Europa.

Na corrida das águias para a final de 2013, o Newcastle foi um dos adversários superados. 3-1 na Luz e 1-1 em Inglaterra. Quem fez os dois golos dos ingleses? Ora pois, Papis Demba Cissé.

Nasceu em Dakar, no Senegal, e com 20 anos chegou ao futebol francês para representar o Metz. Após ter sido emprestado - sempre com sucesso - ao Cherbourg e ao Chateauroux, impôs-se em Metz e saltou em 2009 para o Friburgo. 

Na Alemanha estabeleceu um recorde ainda por bater: é o jogador africano mais golos marcados numa edição da Bundesliga. 22 na temporada 2010/11.

A cumprir a quarta temporada no Newcastle, Papis Cissé recuperou da melhor maneira de uma lesão no joelho (contraída em abril) e tenta fazer a melhor época de sempre em Inglaterra.

Já leva sete golos e estes dois ao Chelsea foram, naturalmente, especiais.