A equipa de sub-19 do Sporting falhou a qualificação para a final do Torneio Next Gen ao cair, no prolongamento, em Como, Itália, diante do Aston Villa por 1-3. Os jovens leões realizaram mais uma boa exibição, tiveram várias oportunidades para ganhar vantagem no tempo regulamentar, mas caíram abruptamente no prolongamento. A equipa de Birmingham vai, assim, decidir o título diante do Chelsea no próximo domingo, enquanto a equipa de Alvalade decide com o Arsenal o terceiro lugar.

O Sporting entrou em campo para o terceiro duelo com o Aston Villa na competição. As duas equipas tinham-se encontrado na fase de grupos, com os leões a vencerem em Inglaterra e a formação britânica a golear em Portugal, numa altura em que o Sporting já estava apurado para a fase seguinte.

Desta vez, a equipa portuguesa foi claramente superior, teve mais posse de bola e mais oportunidades de golo. Contudo, seria o Aston Villa a inaugurar a contagem. Foboko sofreu um empurrão na grande área, não sancionado pelo árbitro, e derrubou o adversário segundos mais tarde. Burke, na cobrança do castigo máximo, bateu Michael Meira. Com 55 minutos de jogo, Sporting em desvantagem. A etapa complementar prometia maior animação depois de uma primeira metade a um ritmo mais baixo.

Em cima do intervalo, Tobias Figueiredo viu um golo seu ser anulado corretamente, por fora-de-jogo. O Sporting teria outro golo negado já após o 1-0, desta vez sem razão. Palhinha marcou de cabeça e vinha de posição regular. Os leões não perderam o discernimento e Abel seria feliz na dança das substituições. Logo após o tento anulado, trocou Palinha e Farley por Stojanovic e Mallmann. Stojanovic viria a garantir o empate pouco depois. Pelo meio, Iuri Medeiros ainda atirou à trave após um remate de belo efeito, em arco. O golo surgiria pelo ar, ao minuto 67, com o sérvio Stojanovic a materializar o ascendente dos leões.

A toada manteve-se até final do tempo regulamentar, com o Sporting a dominar territorialmente sem conseguir marcar. O pior veio no prolongamento. Logo no primeiro minuto, com os leões balanceados para o ataque, o Aston Villa recuperou a vantagem, com Grealish a aparecer destacado diante de Michael Meira e a marcar com facilidade.

Cabeça perdida no prolongamento

Abel fez mais alterações na equipa que voltou a pressionar o adversário, num jogo ainda mais aberto, mas foi o Aston Villa que voltou a marcar, mesmo antes do final da primeira parte desta etapa complementar. O Sporting tinha quinze minutos para, pelo menos, empatar o jogo e o banco foi o primeiro a acusar a pressão com a Abel e o seu adjunto a receberem ordem de expulsão depois de intensos protestos por uma alegada grande penalidade que ficou por marcar.

A verdade é que já não havia tempo, nem cabeça para uma nova recuperação. Depois de há um ano ter caído nos «quartos», os jovens leões, desta vez, foram até às «meias» e, no domingo ainda vão discutir o terceiro lugar com o Arsenal que, esta sexta-feira, também caiu no prolongamento diante do Chelsea (3-4). O Aston Villa, por seu lado, vai discutir o título com a equipa de Stamford Bridge.

O Sporting jogou com a seguinte formação: Michael Meira; Riquicho (Ruben Ribeiro, 100m), Semedo, Tobias Figueiredo e Michael Pinto (Wilson Manfá, 100m); Fokobo, Esgaio, Palhinha (Stojanovic, 62m), Farley Rosa (Mallmann, 62m) e Iuri Medeiros; Diego Rubio (Alexandre Guedes, 91m).

Eis o vídeo do jogo: