O Sporting apurou-se esta noite para as meias-finais da Next Generation Cup, a Liga dos Campeões de juniores, ao vencer o Tottenham, em Inglaterra. A formação leonina ganhou por 5-3, no final do prolongamento, depois de ter empatado 3-3 durante os noventa minutos. Fokobo fez um golaço.

O treinador Abel utilizou de resto vários jogadores da equipa B, mas que ainda têm idade de juniores, tendo até recuperado Fokobo e Esgaio à equipa principal. A figura da primeira parte, porém, foi outro jogador que também já se estreou pela equipa principal: Betinho. Fez dois golos.

O avançado entrou a marcar logo aos sete minutos, o Tottenham (que jogava em casa, no terreno do Leyton Orient) empatou dois minutos depois por Oduwa, mas o mesmo Betinho fez o 2-1 após uma assistência de Esgaio. Três golos em cerca de dez minutos que fizeram o resultado ao intervalo.

Na segunda parte o Sporting voltou a entrar melhor e fez o 3-1 pelo central Rúben Semedo, da marca de penalty, a castigar falta do guarda-redes Vigouroux sobre o recém-entrado Alexandre Guedes. Ora este golo parecia decidir o jogo, sobretudo quando se entrou nos dez minutos finais.

No entanto o Tottenham reagiu e conseguiu levar o encontro para prolongamento: Dombaxe reduziu aos 81 minutos e Percil emaptou o jogo no último dos cinco minutos de descontos. Nessa altura parecia que o Tottenham entrava por cima no prolongamento, depois de uma recuperação épica.

Foi o Sporting porém que voltou a dominar e garantiu um triunfo por 5-3 que não deixa dúvidas. Alexandre Guedes marcou aos 96 minutos e Fokobo fez o golo da noite (e dizem, desta edição da NextGen) com um remate a 36 metros da baliza que se apresentou idefensável para o guarda-redes.

O Sporting junta-se assim ao Chelsea e ao Aston Villa nas meias-finais da competição, que se joga em Como, em Itália. O último semi-finalista sairá do confronto Arsenal-CSKA Moscovo. Refira-se que o Sporting já fez melhor do que o ano passado, quando caiu nos quartos de final aos pés do Inter.

Ficha de jogo:

TOTTENHAM: Vigouroux; Barthram, Ball, Veljkovic e Stewart (McQueen, 86m); Dombaxe, Bentaleb (Onomah, 70m) e Lameiras (Lesniak, 65m); Oduwa (Akindayini, 70m), Coulthirst e McEvoy (Percil, 86m).

Suplentes: McEnef e Priestley.

SPORTING: Mickael Meira; Riquicho, Tobias Figueiredo, Rúben Semedo e Mica Pinto; Fokobo; Ricardo Esgaio, Iuri Medeiros (Edelino Ié, 88m) e Palhinha (Dani Podence, 88m); Iarley Rosa (Stojanovic, 73m) e Betinho (Alexandre Guedes, 52m).

Suplentes: Guilherme Oliveira, Manafá e Gelson Martins.

Golos: Betinho (7m e 18m), Oduwa (9m), Rúben Semedo (52m, g.p.), Dombaxe (81m), Percil (90m), Alexandre Guedes (96m) e Fokobo (104m)