Neymar sofre três vezes mais faltas do que Messi: o brasileiro é aliás a grande estrela do futebol mundial que sofre mais faltas. O estudo foi feito pelo Folha de S. Paulo, que comparou a quantidade de vezes que Neymar foi carregado em falta nos jogos de 2012 com as vezes que Messi, Ronaldo e Rooney sofreram cargas dos adversários.

De acordo com o jornal brasileiro, Neymar sofreu até agora uma média de 7,6 faltas por jogo, o que é praticamente quatro vezes mais do que acontece na média dos outros três craques: Messi sofre 2,4 faltas por jogo, Cristiano Ronaldo sofre 2,2 faltas por jogo e Rooney sofre uma falta por jogo na soma dos jogos oficiais de cada um este ano.

Ora estas contas vêm de encontro às críticas que o treinador Muricy Ramalho faz constantemente aos defesas rivais. «É difícil marcá-lo pela maneira como ele joga. Temos que ser frios: já joguei futebol, sei como é lá dentro», disse. «Não tem solução, o jogo dele é ir para cima deles e os defesas são muito fortes. Só espero que tenha sorte.»