O seleccionador brasileiro Mano Menezes e o antigo responsável Mario Zagallo vieram a público esta terça-feira aconselhar os jovens Neymar e Henrique Ganso, ambos do Santos, a permanecer no campeonato brasileiro.

O «Velho Lobo» defende que os jogadores têm de evoluir antes de saltar para o futebol europeu. «A saída de jogadores com 17, 18, 19 anos é muito cedo para o futebol brasileiro. Eles têm de se formar aqui, têm de formar as bases aqui», afirmou Zagallo.

Os jogadores têm sido notícia por alegado interesse das grandes equipas europeias na sua contratação. Aliás, Neymar tem sido constantemente colocado na rota do Chelsea, mas Zagallo afirma que o jogador se sair agora vai ter dificuldades em adaptar-se ao futebol inglês: «Neymar tem uma proposta do futebol inglês. Mas com o físico que tem não vai ser bom para ele jogar num ambiente em que a intensidade física é totalmente diferente da que está habituado.»

Também o seleccionador Mano Menezes acredita que se Neymar e Ganso permanecerem no Brasil por mais tempo vão sair beneficiados. «Não sabemos como encontrar uma forma de proteger um pouco esta situação. O ideal seria que isso acontecesse mais tarde. Sei o que se deve estar a passar na cabeça dos jogadores e dos seus familiares, mas como seleccionador nacional acredito que a permanência por um período maior seria benéfico para todos», constatou.