Os 57 milhões de euros que Neymar custou ao Barcelona são apenas a ponta do icebergue de um negócio que movimenta muitos milhões. Neymar é mais do que «apenas» um jogador de futebol, é uma marca, e a ida para a liga espanhola valorizou-a ainda mais.

Com ele na equipa, o Santos cresceu em duas frentes importantes: mais receitas e mais adeptos. De 31 milhões de euros em receitas, o clube brasileiro passou a arrecadar 71 milhões e os sócios foram dos 17 mil a 65 mil, no período em que o jogador envergou a camisola do Santos. No Santos, o jovem brasileiro tinha um rendimento mensal de mais de um milhão de euros, a maior parte vindos de contratos de patrocínio, que rendiam também dividendos ao clube.

O jogador tem contratos publicitários com a Nike, Panasonic, Lupo, Drakkar Noir, Panini, Unilever, Volkswagen, Santander, Gulliver e Mentos. Mas, até para esses patrocinadores (e potenciais outros), a ida para o Barcelona abre novos mercados (Europa e não só, como veremos adiante).

O atleta com mais potencial de mercado

Segundo um estudo da «SportsPro», Neymar é o desportista com maior potencial de comercialização. Para esta posição contribuem fatores como o talento desportivo, a idade, o carisma, a vontade de ser patrocinado e a simpatia que cria no público. E frise-se que Neymar ainda não atingiu o topo da carreira.

Em 2011, uma avaliação da BDO considerou que a marca Neymar valia mais de 100 milhões de euros, mas esse valor já aumentou e não promete parar.

Nos cinco anos de Barcelona que o contrato estipula, o jogador deverá arrecadar cerca 40 milhões de euros em prémios e 35 milhões de ordenados (7 milhões por ano).

Mas o negócio ainda não fica por aqui. Mal o jogador assinou pelo Barcelona, rubricou também um novo contrato, desta vez com o Doyen Group, que fará a gestão da imagem do atleta fora do Brasil, já que no país natal, a imagem do jogador é gerida pela 9ine (empresa detida por Ronaldo, fenómeno).

O Doyen Group - que detém a Doyen Sports, fundo sediado em Malta que tem percentagens de passes de jogadores como Mangala, Defour, Falcao, Ola John, Rojo, Labyad - surgiu a partir de uma fusão entre Simon Oliveira, ex-vice-presidente da XIX Entertainment, responsável pela imagem do inglês David Beckham, e Matthew Kay, agente da Creative Artists Agency, cujo portfólio de clientes inclui Cristiano Ronaldo e José Mourinho. Este grupo, no caso de Neymar, será parceiro da NR Sports, empresa criada pelo pai do jogador, para gerir os negócios do avançado.

Um novo mercado

«O Neymar não só tem um talento especial, como tem um carisma incrível e um desejo enorme de trabalhar ao máximo para maximizar o seu potencial», diz Simon Oliveira. «Os próximos anos são fulcrais na carreira dele. O nosso foco nesta fase inicial é divulgar o jogador na Ásia, onde acreditamos que há um potencial real de crescimento».

E o Barcelona até já tem marcada uma digressão asiática, que poderá ajudar a divulgar Neymar nesse mercado. A 7 de agosto, a equipa blaugrana estará em Bangkok para defrontar a seleção tailandesa, no dia 10 é a vez de Kuala Lumpur, para um jogo contra a seleção da liga da Malásia.

Mas para os especialistas em marketing, Neymar tem agora um grande desafio para internacionalizar sua marca e tem de conquistar o futebol europeu no campo e fora dele. «Ou ele se consagra como um dos melhores do mundo ou será uma deceção», afirma Daniel, da BDO Brazil. Na nova casa, na capital da Catalunha, ele não será o centro das atenções nem a maior estrela do clube. Ao seu lado estarão os melhores e mais bem pagos jogadores do mundo, como o argentino Lionel Messi e os espanhóis Iniesta e Xavi.

Enquanto isso, continua a ser figura de proa na seleção brasileira, que tem pela frente a Copa das Confederações e receberá em 2014 o campeonato do Mundo. Sem dúvida uma altura para Neymar fazer dinheiro.