O selecionador brasileiro, Luiz Felipe Scolari, admitiu estar zangado com a estratégia chilena e a arbitragem que a permitiu. No entender de Felipão, os chilenos foram deliberadamente às pernas de Neymar.

Há aliás, imagens da fúria do treinador para Arturo Vidal, o autor da primeira entrada forte sobre o craque canarinho e a quem Scolari, alegadamente, insultou. As declarações do técnico no final da partida, que qualificou o Brasil para os quartos de final do Mundial 2014.

«Na primeira jogada, o adversário bateu pesado. Lembrei-me de quando treinava Portugal, e aos cinco minutos, o jogador da Holanda partiu o Cristiano Ronaldo no meio (Mundial 2006). Aos 15 minutos, ele [Neymar] teve de sair. A coxa dele está desse tamanho! Não entendo. O Neymar caiu duas, três vezes. O Alexis Sanchez atirou-se ao chão 12 vezes. O Neymar fez um esforço grande, vai ficar inchado quatro dias e talvez tenhamos um problema grande para tê-lo no próximo jogo.»

«Ele tem 22 anos, mas já é experiente, como se tivesse 35. É maduro, lida com essa dificuldade. É muito bom mentalmente, há detalhes na vida dele que indicam que o Neymar está pronto desde os 17, 18 anos. Ele é simples, joga futebol e gosta. Quando vai marcar o penaálti, é como se fosse na peladinha em Santos.»

O Neymar é assim. Jogou 75 minutos com uma pancada na coxa muito forte. Não conseguimos entender como batem dessa forma e não levam cartão. A perna está desse tamanho. Neymar gosta, adora o que faz. Ele esquece se é Mundial, pelada, faz isso normalmente.»