Agora é oficial. Aos 44 anos, Tom Brady coloca o ponto final numa carreira sem paralelo na história da National Football League (NFL), o campeonato de futebol americano dos Estados Unidos.

Tom Brady representava os Tampa Bay Buccaneers desde 2020, após uma longa ligação aos New England Patriots. Ao longo de 22 anos de uma percurso incrível, venceu por sete vezes o Superbowl, sagrando-se por cinco vezes o melhor jogador da final e por três vezes o melhor jogador da temporada da NFL (2007, 2010 e 2017).

«É difícil escrever isto, mas aqui vai: não vou prolongar o meu compromisso competitivo. Adorei a minha carreira na NFL e agora chegou a altura de focar o meu tempo e energia em outras coisas que precisam da minha atenção», salientou o norte-americano, numa longa mensagem nas redes sociais.

Na hora da despedida, o icónico quarterback deixou vários agradecimentos e fez uma dedicatória especial para a esposa, a brasileira Gisele Bundchen.

«És a minha inspiração. A nossa família é o meu maior feito. Saí sempre do campo e cheguei a casa para a mais amorosa e atenciosa esposa, que sempre fez tudo pela nossa família, permitindo-me focar-me na minha carreira. O seu altruísmo permitiu-me atingir novos patamares profissionais e não tenho palavras para descrever o que representas para mim e para a nossa família», escreveu Tom Brady, completando em português: «Te amo amor da minha vida.»