A FIFA mantém as dúvidas sobre a utilização de Niculae pelo Sporting. Nesta altura, aliás, nem o Sporting, nem a Federação, nem a FIFA conseguem dizer se a utilização de Niculae num jogo da equipa leonina é legítima. Ora isso pode invalidar a contratação e inscrição do atleta em Alvalade.

Contactada pelo Maisfutebol, a FIFA garantiu numa resposta por email que «no artigo 1.3 a do Regulamento de Transferências é fornecida uma lista de provisões que são obrigatórias a nível nacional e que devem ser incluídas sem modificação nos regulamentos da federação nacional».

Ora entre essas provisões, acrescenta a FIFA, está o artigo 5 do Regulamento de Transferências, o qual estipula que «um jogador pode ser registado por um máximo de três clubes durante uma época, mas durante esse mesmo período só pode jogos oficiais por dois clubes», pode ler-se no email.

Ora o esclarecimento da FIFA remete para a definição de época constante no Regulamento de Transferências, o qual garante que inicia com o primeiro jogo do campeonato e termina com o último jogo do campeonato. Por aqui entender-se-ia que a FIFA abre a porta à utilização do atleta.

No entanto no mesmo email a FIFA acrescenta que «é responsabilidade de cada federação definir o início e o fim da sua época no Transfer Matching System», onde são registados os novos contratos, o que, acrescenta a FIFA, tem de ser feito com um ano de antecedência e não pode ser alterado.

Ora de acordo com o que o Maisfutebol apurou, esta resposta dúbia da FIFA foi a mesma que o organismo mundial enviou para a Federação e esta reencaminhou para o Sporting, pelo que nesta altura nem o Sporting, nem a Federação estão em condições de garantir a utilização do avançado.

Embora as partes tenham a convicção de que é possível utilizar Niculae, pela definição que a FIFA faz do que é o início de uma época e pelo facto de a mesma FIFA considerar o artigo 5 obrigatório de ser adotado por todas federações, nenhuma delas tem a certeza que seja mesmo possível fazê-lo.

Por isso o Sporting não sabe nesta altura o que fazer. Embora o clube tenha dado início à inscrição do jogador, ainda não concluiu a mesma. Se o Sporting increver e utilizar Niculae, corre o risco de ver um adversário apresentar uma reclamação e obrigar os órgãos disciplinares a decidir o caso.