O gesto de Luis Suarez correu mundo. O ponta-de-lança uruguaio negou com as mãos um golo ao Gana, nos quartos-de-final do Mundial-2010. Fez uma defesa em cima da linha de golo e impediu a bola de entrar. Mas foi expulso e o árbitro, por sinal Olegário Benquerença, marcou a respectiva grande penalidade. Gyan falhou. Mas podia ter sido pior. Podia ter sido como em 1978. Imagine só se Suarez não tinha sido expulso e ainda contribuía para a vitória da equipa?

Na segunda fase de grupos do Mundial argentino, Mario Kempes inaugurou o marcador frente à Polónia. O avançado foi mesmo protagonista do torneio pelos golos, mas frente aos polacos protagonizou uma cena pior que a de Luis Suarez.

O resultado estava em 1-0 quando Kempes fez uma defesa espectacular (veja o vídeo no final da página), impedindo o empate da Polónia. Ora, como na altura as expulsões eram mais raras, o ponta-de-lança da Argentina ficou em campo, apesar de o juiz ter prontamente assinalado a grande penalidade.

Fillol defendeu o penalty e a Polónia não empatou o jogo. Pior que isso, sofreu o 2-0. Quem marcou? Pois¿.Mario Kempes, que decidiu o encontro.

Veja a defesa de Kempes