A vitória do Norwich em casa do Manchester City, na última jornada da liga inglesa, vai permitir ao clube inglês pagar quase metade da transferência de Ricky Van Wolfswinkel. Na Liga Premier os dividendos originários dos direitos televisivos são distribuídos, no final da temporada, consoante a classificação de cada clube. Ora, a vitória no Ettihad Stadium permitiu ao modesto clube escalar cinco lugares na classificação e, assim, somar mais 4,5 milhões de euros a um «bolo» total de mais de 54 milhões de euros. O campeão Manchester United fechou a temporada com a receita recorde de quase 71 milhões de euros.

Sabe quanto ganham os clubes na Premier League?

Metade do total das receitas são distribuídas logo no início da temporada, com uma parcela, a rondar os 39 milhões de euros, igual para todos, pela simples participação. Depois, cada clube tem uma variável que depende do número de jogos que são transmitidos em direto, mas a maior fatia das receitas televisivas chega no final da temporada e depende da classificação, sendo por cada posição que subirem os clubes recebem mais 750 mil libras (885 mil euros). O Norwich, com a surpreendente vitória sobre o City (3-2) subiu cinco posições e, assim, arrecadou mais 4,5 milhões de euros, sensivelmente metade do que pagou ao Sporting pela transferência de Van Wolfswinkel.

Confira a classificação final da Liga Premier

Na lista de prémios tornada pública esta terça-feira pela Liga Premier, o campeão Manchester United é o clube que mais arrecadou, com uma receita recorde de mais de 60 milhões de libras (71 milhões de euros), quase o dobro do último classificado, o Queens Park Rangers, que, ainda assim, desce para o segundo escalão com mais de 47 milhões de euros nos seus cofres. Uma realidade de sonho para o futebol poertuguês.

Para a próxima temporada, a perspetivas são ainda mais aliciantes, uma vez que vai entrar o novo acordo entre os clubes e as televisões que prevê um crescimento brutal das receitas, proporcionado pela concorrência entre a BT e a Sky. Assim, segundo o que está previsto, o vencedor da próxima edição terá uma receita a rondar os 120 milhões de euros, enquanto o último classificado terá de se contentar com apenas 74,5 milhões de euros, mais que o United recebeu esta época. Impressionante.

Leia ainda:

Wolfswinkel: «Triste por deixar o Sporting»

Wolfswinkel vibrou com a permanência do Norwich City