Maisfutebol estreou hoje uma nova versão do seu jornal.

O novo formato esteve durante uma semana disponível em versão beta, para que pudesse adaptar-se às novas secções e ao fluxo informativo que foi substancialmente melhorado sobretudo no que respeita à cobertura de jogos e competições.

O nosso objetivo foi tornar a consulta mais eficaz e rápida ao mesmo tempo que juntávamos muito mais informação de jogos ao minuto e tornávamos a leitura de artigos mais tranquila, promovendo a possibilidade de navegar com maior facilidade entre conteúdos relacionados.

Uma das nossas principais apostas foi construir um site que se adapta aos diferentes momentos de consulta. No computador, no iPad, no telemóvel. As aplicações mobile continuam disponíveis, mas este site fornecerá uma boa experiência em ecrãs mais pequenos.

É de esperar que, nesta fase, a nova versão possa ter alguma instabilidade, pelo que apelamos à vossa compreensão. Estas alterações nunca são lineares. Por muito que sejam preparadas e estudadas, como esta tem sido.

A versão agora colocada online representa apenas uma pequena parte do que iremos apresentar durante as próximas semanas, até ao final de 2013. O novo site começou a ser discutido em equipa em Novembro de 2012, de forma a responder com eficiência às suas necessidades. O anterior datava de 2009, muita coisa mudou entretanto.

As novidades irão aparecendo gradualmente. A secção de jogos ao vivo será a próxima a abrir, mais tarde teremos um novo esquema de comentários que valorizará a sua participação. Entre muitas outras novidades. Para já poderá comentar utilizando o Facebook, nas páginas do jornal.

Se reparar, um pequeno símbolo por cima da manchete permite-lhe mudar a cor de fundo. A seguir à manchete, um outro símbolo altera a forma de mostrar os destaques. Escolha, use como melhor lhe convier.

O ritmo de atualização de funcionalidades do novo site Maisfutebol manter-se-á intenso até ao final de 2013. O nosso grande objetivo é fornecer-lhe a melhor informação, de forma simples e rápida, esteja onde estiver.

O jornalismo vive tempos desafiantes, decisivos. Maisfutebol manter-se-á fiel ao caminho que escolheu a 5 de junho de 2000. Não por teimosia ou por incapacidade de reconhecer a mudança, acreditamos, mas sobretudo por sentirmos que esses valores continuam a fazer sentido.

Este é o jornal onde encontra sempre independência e uma equipa que relaciona a necessidade de informar depressa com o rigor e o cruzamento de fontes. Maisfutebol define-se pelo que escreve, mas também por aquilo que, depois de investigado, decide não escrever. Sabemos que este é um caminho mais longo, mas acreditamos que o leitor compreende a necessidade de nos mantermos fiéis à qualidade jornalística que defendemos. Por isso, não se espante se por vezes encontrar «notícias» em outros lados que não surgem nas páginas do Maisfutebol. O jornalismo é isso, saber selecionar, gastar tempo a verificar informação e se necessário, escolher não publicar.

Estamos disponíveis para ouvir as suas sugestões. Basta enviar um mail para maisfutebol@iol.pt. Para melhorar a experiência, nesta fase beta recomendamos que utilize os browsers Chrome ou Firefox.