O novo monolugar da McLaren Mercedes, o MP4-23, foi apresentado esta segunda-feira no museu da marca alemã em Estugarda, na Alemanha. O modelo vai ser utilizado na temporada de 2008 de Fórmula 1 pelo inglês Lewis Hamilton, que comemora 23 anos, e pelo finlandês Heikki Kovalainen. Os pilotos foram acompanhados pelos dois companheiros de testes da equipa, Pedro de la Rosa e Gary Paffett, e por mais de 700 funcionários da escudaria britânica.
As grandes novidades do carro da McLaren prendem-se com a dianteira do carro, que é mais estreita, e com o entre-eixos mais longo, comparativamente ao modelo anterior. As alterações exigidas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) foram também respeitadas com a apresentação de um novo cockpit, o fim do controlo de tracção e outras mudanças na caixa de velocidades.
Hamilton, que teve outro motivo para celebrar o aniversário, estava satisfeito com o novo carro: «Este é o melhor presente que podia ter, pelo menos para mim. Temos muito trabalho pela frente, mas eu, o Heikki e todos os membros da equipa vamos trabalhar para crescermos juntos.» Ron Dennis, patrão da equipa, falou da evolução a que o carro deve estar sujeito: «Estamos a olhar em frente. Será um ano para pensarmos para a frente. Não estamos a perder tempo a pensar no passado. Queremos que todos na empresa trabalhem num carro de corrida competitivo, um carro que esteja constantemente em evolução e que aparecerá radicalmente diferente quando formos para a primeira corrida.»
A McLaren-Mercedes vai executar cinco dias de testes estando prevista a quinta-feira para que os dois pilotos oficiais, Hamilton e Kovalainen, entrem pela primeira vez no monolugar.