Mário Figueiredo foi eleito esta quinta-feira como o novo presidente da Liga Profissional de Futebol Profissional, sucedendo a Fernando Gomes, novo líder da Federação Portuguesa de Futebol, depois de bater António Laranjo nas eleições intercalares. Mas quem é Mário Figueiredo?

Mário Figueiredo venceu por seis votos

O novo homem forte da liga é um advogado com um contacto discreto com o mundo do futebol. Foi advogado do Marítimo, presidido pelo seu sogro, Carlos Pereira, e integra a Sociedade de Advogados portuense Gil Moreira dos Santos, advogado de Pinto de Costa no processo «Apito Dourado», que também integra Adelino Caldeira, administrador da SAD do F.C. Porto.

É casado, pai de três filhos e licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

António Laranjo perspetiva «tarefa árdua» para Mário Figueiredo

Foi o primeiro candidato a entrar oficialmente na corrida à sucessão de Fernando Gomes e, esta quinta-feira, tornou-se no sexto presidente da liga.

No seu projeto eleitoral, Mário Figueiredo defendeu o regresso ao modelo com dezoito equipas, a necessidade de introdução de mecanismos de solidariedade na distribuição de receitas dos direitos televisivos e a publicidade e a internacionalização das imagens do futebol português.

Presidentes da Liga

Valentim Loureiro (1989-1994).

Manuel Damásio (outubro 1994 a julho de 1995).

Pinto da Costa (julho de 1995 a dezembro de 1996).

Valentim Loureiro (dezembro de 1996 a Agosto de 2006).

Hermínio Loureiro (agosto de 2006 a junho de 2010).

Fernando Gomes (junho de 2010 a dezembro de 2011).

Mário Figueiredo (12 de janeiro de 2012).