O Maisfutebol desafiou os treinadores portugueses que trabalham no estrangeiro, em vários pontos do planeta, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

Leia a apresentação de Nuno Ferreira

«Olá Amigos!

Neste texto irei tentar explicar de que forma se organizam os clubes aqui durante o Inverno. Aqui no Wisconsin, temos dois campeonatos, a Fall Season (Outono) e Spring Season (Primavera).

Todas as épocas começam oficialmente no mês de Agosto e estende-se até meados de Junho. Mas pelo meio tem uma grande paragem entre Dezembro e Março.

A temporada da Fall Season (Campeonato de Outono) começa dia 1 de Agosto e termina a meio de Novembro. A temporada da Spring Season (Campeonato durante a Primavera), começa em meados de Março e termina a meio de Junho.

Após o término dos campeonatos a meio de Junho, seguem-se duas semanas de tryouts, altura em que todos os clubes irão fazer os treinos de captação com vista à próxima época.

No mês de Julho existe paragem competitiva, no entanto os clubes costumam fazer os famosos summercamps, onde se misturam várias idades e ambos sexos para treinarem e melhorarem o seu desempenho individual.

Em Agosto começa a temporada da Fall Season, onde todos os clubes iniciam o ano e já reforçados com novos jogadores recrutados nas últimas semanas de Junho durante os tryouts.

Durante os meses de Novembro e Março, existe aqui uma pausa competitiva derivado à forte queda de neve que impossibilita haver treinos e competição nos relvados.

É nesta altura que nós, treinadores, podemos gozar as nossas quatro semanas de férias, normalmente acaba por ser o mês de Dezembro o mais apropriado para isso.

Falar de futebol durante o inverno no Wisconsin é algo diferente em relação à europa. Durante o inverno existem algumas atividades aqui que disfarçam a falta de competição a que os atletas estão sujeitos devido à neve.

Existem alguns torneios de futsal e de Indoor. Mas nem todos os atletas estão disponíveis para tal, muitos preferem nesta altura jogar basket ou vólei e deixar o futebol até Março.

Os atletas optam por jogar outros desportos no inverno devido à forte cultura desportiva incutida nas escolas. Eles são selecionados nas suas escolas para fazerem parte das equipas de competição nas várias modalidades, daí não jogarem futebol durante o Inverno.

Portanto aqui no inverno, nós treinadores temos de fazer um ajustamento e apelar à nossa criatividade no sentido de estarmos preparados para treinarmos em ginásios e campos de indoor.

Uma curiosidade e para mostrar que outros valores se levantam aqui: se durante o ano algum treinador tentar aliciar algum jogador para que vá fazer os tryouts para o seu clube, poderá ficar suspenso durante 2 anos.

Aqui, os pais e atletas escolhem os diversos clubes onde querem ir prestar provas e depois de receberem a proposta dos clubes, escolherão onde querem ficar.

Havendo aliciamento prévio (antes dos tryouts) de treinadores ou diretores, as punições são severas, ou seja, se eu gostar de um atleta não poderei aliciá-lo para vir jogar para a minha equipa até aos tryouts.

Os pais aqui escolhem as equipas para os filhos/filhas em função do programa que o clube oferece e da reputação dos treinadores.

No próximo texto irei falar das ligas de Indoor, acaba por ser um jogo competitivo e interessante com regras muito estranhas.

P.S Gostaria de mandar um grande abraço aos Águias Paroquiais de Casal de Cambra, e dizer que também estou disponível para ser tradutor/adjunto do Jorge Jesus se ele for para Inglaterra na próxima época (Just Kidding¿ou não)

Take care

Nuno Ferreira»