O que leva um jogador português a estar há cinco anos no futebol norueguês? Foi esta dúvida que levou o Maisfutebol a contactar Nuno Marques. Este guarda-redes formado no Benfica está naquele país nórdico desde 2004. Primeiro representou o Lyn, depois o Bryne, e agora está no Notodden, do segundo escalão. Embora os clubes noruegueses não tenham a fama de pagar elevados salários aos jogadores, o guarda-redes luso garante que a realidade é completamente diferente.
«Aqui ninguém ganha mal, embora as coisas sejam mais caras. Há é mais equilíbrio. Não há tanta diferença entre um salário baixo e um salário alto», explicou Nuno Marques ao Maisfutebol.
Mas o equilíbrio na folha de pagamentos não é a única coisa que agrada ao guarda-redes português emigrado na Noruega. «Aqui há mais respeito, não falta nada. Os clubes cumprem sempre. Na comunicação social não há dirigentes a falar, apenas jogadores e treinadores. A relação entre jogadores é outra, e até mesmo com os jornalistas», acrescenta.
Regressar a Portugal não está nos planos imediatos. Nuno Marques diz que poucos clubes lusos teriam capacidade de pagar a transferência e também assume que já seria difícil readaptar-se. Longe vão os tempos em que estranhava as condições atmosféricas, ou até mesmo os hábitos alimentares. «Os noruegueses almoçam sempre sandes, e jantam às cinco da tarde. Mas eu mantenho os hábitos portugueses, uma vez que a minha esposa é portuguesa também», conta, entre sorrisos.
Um curso depois do susto
Nuno Marques está de tal forma adaptado à Noruega que em Novembro vai ser pai pela primeira vez e o bebé vai nascer naquele país. Para além disso o guarda-redes está prestes a entrar na universidade, para gestão de empresas. «Aqui todos os clubes são como a Académica. Incentivam os jogadores a tirar um curso. É possível conciliar os estudos e o futebol», garante.
A decisão de avançar para o ensino superior, depois de ter deixado o curso de Direito «pendurado» em Portugal, está também relacionada com uma lesão grave sofrida em 2007. «Sofri uma rotura do ligamento cruzado e fiquei um bocado assustado. É preciso acautelar o futuro. Nem todos ganham o ordenado do Cristiano Ronaldo», disse, sempre bem disposto.

Veja algumas imagens de Nuno Marques em acção: