A equipa de veteranos do Sporting, juntamente com a recém-criada Fundação do clube, vai homenagear o falecido guarda-redes Vítor Damas, no próximo sábado (24 de março, 14h30), no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade, com um jogo entre antigas glórias.

Edel, antigo jogador e membro da equipa de veteranos do Sporting, justificou a ação em conferência de imprensa com o dever de o clube, «à imagem do Benfica, homenagear os seus jogadores».

Assim, nesta homenagem a Damas estarão várias figuras do futebol nacional, entre as quais símbolos do clube de Alvalade, do Portimonense e do Vitória de Guimarães. Emblemas que Damas representou, mas não só.

Nesta manhã, com a filha Ana Rita Damas, estiveram alguns deles como Hilário, Cadete, Pedro Barbosa, Beto, Mozer, entre outros. Destaque para a estrela maior do rival Benfica, Eusébio, por ser pública a sua amizade com Damas.

«Faço sempre a mesma comparação. O Benfica fala do Eusébio, o Sporting fala do Damas. Acho que merece tudo aquilo que o Sporting possa fazer. Ele merece. Estou comovido, como sempre, porque ele está sempre comigo, apesar de já não estar presente. Fomos grandes amigos, adversários também, mas sempre amigos, como família. Quando falo de futebol, recordo sempre este meu grande amigo», disse o Pantera Negra.

Hilário, que partilhou com Damas grandes momentos no emblema verde-e-branco, também quis deixar uma palavra. O antigo jogador acha justa esta homenagem e considera que serve para valorizar as antigas glórias.

«É uma homenagem justíssima. Acompanhei o Damas desde sempre, desde os 10 anos até chegar aos seniores do Sporting. Era um grande amigo e um grande jogador. Merece, por tudo, que lhe façam uma festa muito grande. É preciso divulgar aquilo que ele foi no Sporting», disse. Assim, é apologista da criação de um Troféu Damas: «Era muito bom, porque foi uma grande figura do clube e merece essas homenagens todas.»

Será a segunda vez que o clube vai promover uma homenagem ao mais emblemático guardião da história leonina, Damas, que tem uma baliza com o seu nome em Alvalade. A primeira aconteceu a 6 de abril de 2003, no antigo Estádio, antes de um Sporting-Vitória de Guimarães, com Damas a subir ao relvado. Ele que viria a falecer em setembro desse mesmo ano.