Foi o momento mais animado da conferência de imprensa. Um jornalista fazia uma pergunta sobre o F.C. Porto-Sporting quando se referiu ao jogo como um derby. Um engano inocente, claro. Que não passou despercebido a Co Adriaanse.
O treinador holandês não respondeu à pergunta, mas deu uma aula ao jornalista em causa. E de borla. «Não é um derby», disse logo. «O Sporting vem de Lisboa, o F.C. Porto é do Porto, são equipas de cidades diferentes, por isso não pode ser um derby».
Co Adriaanse continua então a explicação, sem se interromper, e acrescenta alguns fala das diferenças entre um termo e outro. «Um derby é com equipas da mesma cidade. Contra o Boavista, sim, é um derby. Isto é um clássico».
O mesmo jornalista voltou a fazer outra pergunta mais tarde para questionar Adriaanse sobre as indicações que retira do jogo entre o Inter e o Artmedia, «que foi um derby e não um clássico», brincou.
«Esse foi um derby, sim. Sem dúvida», sorriu ao treinador. «Inter de Bratislava e Artmedia de Bratislava. Duas equipas de Bratislava. Sobre as indicações tiradas eu falo na conferência de imprensa antes do jogo com o Artmedia».