Conhece o desportista mais rico do mundo? Pois bem, é Floyd Mayweather Jr, pugilista norte-americano que saltou para a liderança do ranking dos mais bem pagos da Sports Illustrated. E que por sinal está nesta altura preso.

Cristiano Ronaldo está no top 10, logo atrás de Messi, mas o futebolista que mais ganha continua a ser outro: David Beckham. Estas são as principais conclusões de um «ranking» divulgado um mês depois da publicação de outro, o da revista Forbes, que coincide no nome do líder, com algumas diferenças a partir daí.

A liderança de Floyd Mayweather Jr, de 35 anos, é explicada por lucros extraordinários que este conseguiu graças a apenas dois combates, com os quais ganhou também parte das receitas de «pay per view». Entretanto, Mayweather foi detido sob acusação de violência doméstica sobre a ex-namorada, Josie Harris, mãe de três dos seus filhos. Cumpre nesta altura uma sentença de 87 dias no Clark County Detention Center de Las Vegas.

Nesta lista «Fortune» da Sports Illustrated, o segundo lugar vai para o golfista Phil Mickelson, enquanto Tiger Woods surge no terceiro lugar. O atleta não americano que é apresentado com mais rendimentos é Roger Federer, que só aparece em quarto lugar na lista geral.

Ainda há dois jogadores da NBA no «top 10», mas a sua cotação baixou, depois de um longo processo negocial que atrasou o início da temporada e representou uma perda de 20 por cento dos salários para os jogadores, numa época reduzida a 66 jogos.

A «Sports Illustrated» divide este ranking em dois: os 50 mais bem pagos nos Estados Unidos e os 20 atletas mais bem pagos a nível internacional. Na galeria associada a este artigo pode ver o «top 10» conjugado dessas duas listas.

Por fim, destaque ainda para Maria Sharapova, a única mulher em qualquer um destes dois rankings. Entre os atletas internacionais a tenista surge em 10º lugar, com 21.5 milhões de euros ganhos.

O ranking, explicam os seus autores, inclui as verbas ganhas pelos atletas em salários, bónus, patrocínios e verbas de representação, cruzados a partir de várias fontes.