Leonardo Jardim espera Pedro Martins para um duelo com aspirações europeias. O treinador do Sporting terá a seu lado Nélson Caldeira, antigo adjunto do técnico do Marítimo. Este, aliás, esteve na base de um episódio que causou algum embaraço em 2011.

A 18 de maio desse ano, o Sp. Braga perdia com o F.C. Porto na final portuguesa da Liga Europa. Ninguém assumia mas as informações oficiosas apontavam para uma dança de treinadores, com Domingos Paciência a sair para o Sporting e Leonardo Jardim a assumir o banco minhoto.

António Salvador, no rescaldo do encontro, abriu caminho para a oficialização de Domingos como treinador do Sporting. Porém, seria Pedro Martins a revelar o nome do futuro técnico arsenalista.

«O preparador físico Nélson Caldeira vai deixar o Marítimo e acompanhará Leonardo Jardim no Sporting de Braga», disse o antigo médio em conferência de imprensa, a 20 de maio.

Curiosamente, Pedro Martins tinha feito o mesmo com Djalma, confirmando em fevereiro que o jogador iria rumar ao F.C. Porto no final da temporada, enquanto as partes continuavam em silêncio.

Foi o que aconteceu neste caso com Leonardo Jardim. Oficialmente, Domingos Paciência ainda era o treinador do Sp. Braga, com contrato válido até final do mês de junho. Aliás, o Sporting tinha negado no dia anterior, à CMVM, os contactos com o ex-avançado.

Afinal era uma dedução...mas aconteceu mesmo

Porém, os processos estavam em marcha. Jardim já preparava o futuro do clube minhoto, depois de ter saído do Beira Mar, e endereçava um convite a Nélson Caldeira, especialista em metodologia de treino.

Pedro Martins ficaria sem um elemento da equipa técnica. Em conversa com os jornalistas, deu a novidade, sendo o primeiro a confirmar o futuro de Leonardo Jardim.

Mais tarde, em comunicado publicado no site oficial do Marítimo, o treinador procurou retificar a sua posição. «O que disse sobre a situação do professor Nélson Caldeira não corresponde à verdade absoluta. Disse-me gostaria de abraçar novos projectos e que tinha aceite o convite que lhe fora endereçado por Leonardo Jardim, mas o professor Nélson Caldeira nunca me informou que iria para o Sporting de Braga. Abusivamente, deduzi tal por notícias já vindas a público na comunicação social, o que lamento.»

Como acontece na maioria dos casos, havia fumo e fogo. Alguns dias mais tarde, o Sporting oficializaria a chegada de Domingos Paciência. O Sp. Braga viria a fazer o mesmo com Leonardo Jardim.

Nélson Caldeira: a aplicação com Jardim e o golo de Kelvin

Pedro Martins ficou sem Nélson Caldeira e este acompanha Leonardo Jardim deste então. O madeirense de 40 anos estava no Marítimo desde 1999 (conhece alguns jogadores que vão marcar presença em Alvalade neste domingo), depois de ter passado por Nacional, Machico e Camacha.

Jardim e Caldeira viriam mesmo a desenvolver um par de aplicações móveis em conjunto, ao longo destes dois anos: a Notes4Coach e a Notes4Fans. O projeto inovador foi apresentado em agosto de 2013, já com ambos os técnicos ao serviço do Sporting.



Por outro lado, o adjunto do treinador leonino deixou de escrever com regularidade no seu blog. Lá, por exemplo, fizera a análise ao golo de Kelvin (aposta de Vítor Pereira) que decidiu o F.C. Porto-Benfica e alterou a história do último campeonato nacional.

«Não sei se o treinador leu algo como 'Zen e a arte do tiro com arco'. Mas sei que teve a consciência (ou intuição) que aquele era o momento para lançar o jogador que 'não pensa'. Que apenas 'age', segundo a perspectiva Zen, numa 'experiência directa da realidade' em comunhão absoluta com o jogo. E com aquela decisão, o treinador que permitiu a entrada do jogador que 'não pensa' e que lhe deu condições para que continuasse a 'não pensar' dentro de campo (abstendo-se de fornecer qualquer indicação 'relevante' em termos tácticos)… acabou por ganhar!»