Efeméride é uma rubrica que pretende fazer uma viagem no tempo por episódios marcantes ou curiosos da história do desporto, tenham acontecido há muito ou pouco tempo. Para acompanhar com regularidade, no Maisfutebol

Ligar a televisão e ter a transmissão em direto de um jogo de futebol é, hoje em dia, perfeitamente vulgar, quer falemos de competições nacionais ou internacionais. Mas nem sempre foi assim. Em Portugal, o primeiro jogo transmitido em direto pela televisão aconteceu apenas em 1958. Foi há precisamente 56 anos, no dia 9 de Fevereiro, no estádio José de Alvalade, convenientemente situado perto dos estúdios da RTP no Lumiar, e sim, sem o verde das camisolas - ainda era tudo a preto e branco.

O jogo, um amigável entre Sporting e Áustria Viena, marcou um dia histórico para a televisão e para o futebol nacionais. Se os jogadores não tinham a pressão de um encontro oficial, o mesmo não se pode dizer dos profissionais da televisão, até porque, recorde-se, as emissões em Portugal tinham começado há pouco mais de um ano.



A logística foi monumental. Durante toda a semana a equipa da RTP fez testes em treinos noturnos dos leoninos, não só para testar a transmissão, mas também as condições de iluminação.

No dia do encontro, o aparato era visível. Mário Casquilho, antigo diretor do Museu Mundo Sporting, lembra-se bem da partida. «Não vi o jogo pela televisão, estava no estádio, mas recordo bem todas as movimentações desse dia. O carro de exteriores era um monstro enorme. Havia três câmaras: uma na linha central e duas nas laterais. Estavam assentes em tripés, ninguém andava de câmara ao ombro como agora. Nem podiam, porque elas eram enormes, pesadíssimas, e era preciso uma data de homens para as fazer mexer».

Todas essas movimentações da transmissão não passaram despercebidas aos espectadores no José de Alvalade. «Quem estava no estádio, via tudo perfeitamente», recorda Mário Casquilho. Mas o mais importante é que, pela primeira vez, quem estava em casa também viu o jogo, ao mesmo tempo.

Faça-se porém uma ressalva. Não foram tantos assim os que viram o jogo em casa nesse dia. Um televisor custava o equivalente a nove meses de trabalho de um trabalhador não qualificado (entre 5900 e 7800 escudos), e havia no final de 1958 cerca de 32 mil aparelhos em todo o país. Em fevereiro, no dia do jogo, os recetores eram bastante menos do que os telespectadores. As pessoas juntavam-se na casa dos vizinhos, no café… onde quer que houvesse um televisor havia sempre muita gente a assistir.

O carro de exteriores, que tanto aparato causou em Alvalade nesse dia, era um Mercedes Benz amarelo. Tinha chegado à emissora poucos meses antes e foi utilizado pela primeira vez em emissão nesse jogo. No interior, dispunha de uma régie equipada com tecnologia de ponta.



Da rádio, vieram os meios humanos. Domingos Lança Moreira fez o relato. Fernando Seromenho e Mário Cília ficaram encarregues das entrevistas e comentários. Foi também destacada uma equipa de três redatores, Serafim Marques, José Manuel Marques e Artur Fernandes.

No campo, o Sporting venceu por 4-0, com golos de Vadinho, Ivson (2) e David Júlio. A história daquele dia é bem maior do que isso. A magia das imagens do futebol em direto chegava pela primeira vez a quem não estava no estádio.