É certamente uma das maiores desilusões da história do futebol polaco. A equipa de Lewandowski e companhia estava obrigada a bater o Montenegro, na passada sexta-feira, para reforçar as suas aspirações em conseguir um dos dois primeiros lugares do Grupo H da fase de qualificação para o Mundial-2014. Aos 94 minutos o jogo estava empatado 1-1 quando Kuba (mais fácil de dizer do que Jakub Błaszczykowski), depois de uma jogada de insistência,disparou para as redes montenegrinas. O estádio veio abaixo e toda a seleção, incluindo os suplentes, fizeram uma pirâmide humana em cima de Kuba. Depois foi o regresso à dura à realidade: o árbitro não tinha validado o golo.

A notícia chegou à «pirâmide» quando o estádio estava ainda em festa. Os jogadores foram levantando-se um a um, incrédulos. Como era possível? Da euforia total, caíam num desânimo sem fim, até porque não havia tempo para tentar uma nova carga.

O jogo acabou mesmo empatado e, numa segunda fase deste vídeo, é possível ver os jogadores polacos reunidos no balneário em redor de um pequeno ecrã a rever o lance que, instantes antes, tinha provocado tantas emoções. Uma desilusão terrível que fica para a história.

A Polónia, atualmente no quarto lugar do Grupo H, ainda não está matematicamente afastada do Mundial, mas com três jogos por realizar, vai precisar de muito mais sorte para ultrapassar a Ucrânia, Montenegro ou Inglaterra para chegar ao «play-off».

Veja as impressionante imagens da euforia e consequente depressão da seleção da Polónia: