Já houve várias imitações, desde que Antonin Panenka ganhou o Europeu de 76 para a Checoslováquia com aquele penalty picado, provocador. Umas bem sucedidas, outras nem por isso. É o caso daquela que tentou Casquero no Real Madrid-Getafe, depois de ser agredido por Pepe. Mas esta vem com humilhação suprema: o comentário de Panenka, ele próprio, a dizer que foi talvez a pior imitação que já viu do seu momento de génio.
«Já o vi, já me perguntaram alguns amigos. Disse o mesmo a todos: não me reconheço nesse penalty. O Casquero tem que saber que aquilo não acontece de qualquer maneira. Eu treinei durante dois anos, antes de marcar como marquei na final do Euro 76», afirma o antigo jogador checo, citado pelo «As».
«Para rematar assim não se podem ter dúvidas, e o Casquero teve-as. Sobretudo quando se viu que Casillas não se atirava para lado nenhum. Não se pode duvidar: aquele penalty atira-se sempre para o centro da baliza, e sabendo desde logo com segurança que o guarda-redes vai atirar-se para um dos lados. Mas ele lançou-o fraco, muito al. Zidane converteu um assim na final do Mundial 2006. O de Casquero é talvez o pior penalty à Panenka que vi a um profissional», diz o próprio, que actualmente é presidente do Bohemians, em Praga.
Embalado, Panenka aponta outro erro de Casquero: «O pior é que nunca devia ter-se lembrado de marcar assim a um guarda-redes como Casillas, um dos que está mais em forma em todo o mundo. Casillas está no melhor da sua carreira, pode aguentar o que quiser, como aconteceu na terça-feira.
Veja aqui como Casquero marcou o penalty

Já agora, veja o original de Panenka