«Já o vi, já me perguntaram alguns amigos. Disse o mesmo a todos: não me reconheço nesse penalty. O Casquero tem que saber que aquilo não acontece de qualquer maneira. Eu treinei durante dois anos, antes de marcar como marquei na final do Euro 76», afirma o antigo jogador checo, citado pelo «As».

«Para rematar assim não se podem ter dúvidas, e o Casquero teve-as. Sobretudo quando se viu que Casillas não se atirava para lado nenhum. Não se pode duvidar: aquele penalty atira-se sempre para o centro da baliza, e sabendo desde logo com segurança que o guarda-redes vai atirar-se para um dos lados. Mas ele lançou-o fraco, muito al. Zidane converteu um assim na final do Mundial 2006. O de Casquero é talvez o pior penalty à Panenka que vi a um profissional», diz o próprio, que actualmente é presidente do Bohemians, em Praga.

Embalado, Panenka aponta outro erro de Casquero: «O pior é que nunca devia ter-se lembrado de marcar assim a um guarda-redes como Casillas, um dos que está mais em forma em todo o mundo. Casillas está no melhor da sua carreira, pode aguentar o que quiser, como aconteceu na terça-feira.

Veja aqui como Casquero marcou o penalty

Já agora, veja o original de Panenka