Os adeptos do Chelsea acordaram com a notícia oficial de que José Mourinho já não era treinador dos blues. A saída do técnico português tem sido amplamente discutida no chat do site oficial do Chelsea. Entre as muitas críticas ao proprietário do clube, Roman Abramovich, há quem sugira o luto em dias de jogos por José Mourinho e até quem vaticine o próximo clube do Special One. Como é óbvio, há quem sugira nomes para substituir Mourinho e quem aponte coincidências em despedimentos recentes.
Eis alguns comentários:
«Espero que todos os adeptos do Chelsea vistam-se de preto ou usem fumos negros nos dias dos jogos e que continuem a entoar os cânticos de José Mourinho por pelo menos três meses. Contribuirei com uma tarja apropriada que expresse o nosso apoio a Mourinho.
«Não odeiem o jogador, odeiem o jogo. Deixem Avram Grant (provável sucessor interino de Mourinho) em paz nos dias dos jogos e apoiem a equipa e (claro) o José.»
«Os Spurs [Tottenham] vão terminar nos quatro primeiros com o José no comando»
«Ele (Roman Abramovich) despediu o nosso técnico de maior sucesso... em Setembro! E colocou o Avram Grant (à frente da equipa). Prefiro estar como o Leeds (em grandes dificuldades financeiras e início de campeonato com pontos negativos) do que tê-lo (a Abramovich) no comando. É o que sinto neste momento.»
«Apenas dois nomes para pensar no imediato: (Marcello) Lippi e (Fabio) Capello. À parte destes dois, não há mais ninguém disponível ou que esteja interessado no cargo, que consiga, sequer, aproximar-se dos feitos de Mourinho.»
«Não vença a Taça de Inglaterra, se for treinador do Chelsea!
Gullit venceu-a em 97: foi despedido na época seguinte.
Vialli venceu-a em 2000: despedido na época seguinte.
José em 2007: ...»
«O grande Mourinho trouxe alegria e orgulho, especialmente a nós africanos, em particular no Gana. Adoramos-te 'Special One'. Desejo-te boa sorte nos teus futuros deveres.»
«Temos de ter perspectiva. José fez um trabalho brilhante em dois anos, colocou-nos no mapa mundial e isso foi maravilhoso. No entanto, atingiu o seu nível máximo e esse patamar máximo é o de que ele não conseguiu lidar com os verdadeiros grandes nomes (dos jogadores). Se queremos tornar-nos na força que queremos ser, temos de ter alguém que consiga lidar com esses jogadores.
Para que este clube se torne global, precisamos de mostrar algo de especial. Infelizmente, Mourinho tinha esse tipo de personalidade, imagem e currículo, mas não foi capaz de dar-nos a qualidade de futebol necessária em campo.»