O At. Mineiro é um dos clubes do momento no Brasil. E uma das razões para esse sucesso terá mesmo a ver com a qualidade do seu plantel.

A aposta em Ronaldinho Gaúcho é o dado mais visível, mas há outros dois nomes que, em Portugal, têm chamado a atenção, até pelo suposto interesse que já terá existido do F.C. Porto.

Um é Bernard, jovem médio em quem Scolari tem apostado nos trabalhos da seleção brasileira (na Confederações, entrou durante os jogos, mas não conquistou a titularidade).

O outro é Jô, que aos 26 anos tem passagens pela Turquia, Rússia, Everton e Man. City é já uma das referências ofensivas do Brasil (Scolari coloca-o como principal alternativa a Fred).

Rodrigo Fonseca, jornalista do portal Uai, de Minas Gerais, explica ao Futebol Brasil: «O Atlético Mineiro está no seu melhor momento desde 1971, quando conquistou o Brasileirão. Para mim, não é uma surpresa esta chegada à final da Libertadores. Desde a entrada do Cuca, vem sendo montada uma equipa muito boa, muito forte, cada vez mais competitiva».

Para este especialista em At. Mineiro, há vários fatores que explicam o sucesso: «Começa pelo presidente, o Alexandre Kalil, que é o líder incontestad, desde 2008. Depois, sem dúvida o Cuca, que é um técnico com créditos e que monta sempre boas equipas. No elenco, destaco quatro nomes: Ronaldinho Gaúcho, claro, mas também o Réver, o Bernard e o Jô, todos eles com lugar próprio na seleção brasileira, neste momento».

Candidato ao Brasileirão

O Atlético Mineiro ficou em segundo lugar no Brasileirão 2012, só atrás do campeão Fluminense.

Era já um sinal do bom trabalho que estava a ser feito, diz Rodrigo Fonseca: «Para mim, não é surpresa esta chegada à final da Libertadores. O At. Mineiro foi a melhor equipa da primeira fase da prova e tem tudo para conquistar o título sul-americano.»

A aposta nesta Libertadores relegou, para já, o Brasileirão 2013 para segundo plano. Mas para Rodrigo Fonseca, o At. Mineiro ainda pode recuperar a tempo ser campeão: «É um dos candidatos para este ano, em função da qualidade que a equipa revela», destaca.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Fundação: 25 de março de 1908

Estádio: Independência

Lotação: 23 mil espetadores

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

Presidente: Alexandre Kalil

Treinador: Cuca

Principais títulos: um campeonato brasileiro (1971), um título da Série B do Brasileirão (2006), duas copas Conmebol (1992 e 1997), 42 estaduais mineiros (três deles nos últimos quatro anos)

PLANTEL

Guarda-redes: Victor, Lee, Giovanni e Paulo Victor

Defesas: Leonardo Silva, Réver, Jemerson, Rafael Marques, Gilberto Silva, Marcos Rocha, Carlos César, Michel, Júnior César, Richarlyson

Médios: Pierre, Leandro Donizete, Lucas Cândido, Josué, Rosinei, Ronaldinho, Bernard e Leleu

Avançados: Jô, Diego Tardelli, Guilherme, Alecsandro, Neto Berola e Luan