É um desejo transversal a todos os jovens apaixonados por futebol: o sonho, a ambição, a possibilidade de ser um craque no desporto-rei. Mas a vida não se compadece com a ingenuidade dos verdes anos. A triagem, em qualquer campo profissional, chega sempre de mãos dadas com a mais dura das notícias: apenas alguns, poucos, têm talento para ser o melhor.
Ora, tendo como premissa isso mesmo, uma empresa da zona de Braga lançou uma campanha pioneira: encontrar uma pepita de ouro, um jovem com capacidade para ser um novo Cristiano Ronaldo. O projecto chama-se Ray League e é, na sua essência, uma rede social. O desenvolvimento e gestão da ideia está a cargo da Innovation Point. João Matos, administrador da companhia, explicou ao Maisfutebol os contornos da iniciativa.
«Queremos descobrir um grande talento para o futebol português. É isso que nos move», refere, com clareza, antes de explicar o processo de selecção. «As inscrições estão abertas a jovens entre os 15 e os 17 anos e são feitas no site da Ray League (www.rayleague.com). Os interessados têm de enviar uma sms e recebem o respectivo código de acesso. Depois, na ficha individual têm de inserir, pelo menos, um vídeo. Essas imagens terão de ser analisadas pelo júri.»
Numa segunda fase serão os votos feitos por telefone a eleger o grande vencedor. O prémio é aliciante: uma semana de integração absoluta no plantel profissional do Sp. Braga.
«O timing do acordo com o Sp. Braga é perfeito»
O destino tem tropelias incontroláveis. Todos nós dançamos, aqui e ali, a música que nos impõe. Os genes moldados pelo talento não significam, por isso, a garantia de sucesso. A partir do momento em que o vencedor chegue ao Sp. Braga, tudo é possível.
«O timing deste acordo com o Braga é perfeito. O clube vive o melhor momento da sua história e vamos aproveitar isso também. A direcção do emblema esteve connosco desde o lançamento da ideia e mostrou um enorme entusiasmo. Seria fantástico que o vencedor fosse bem sucedido no futuro», acrescentou João Matos ao nosso jornal.
Para que não haja dúvidas, qualquer jovem nascido entre 1993 e 1995 pode tentar a sua sorte. Mesmo que esteja ligado a outro clube. Nesse caso, necessita do aval desse clube para entrar nesta aventura. Além do Sp. Braga, também Marítimo, União de Leiria, Nacional da Madeira, Gil Vicente e Leixões se associaram já a esta rede.
A inscrição deve ser feita até ao dia 4 de Março e o lote de vencedores será anunciado a 12 do presente mês.
Uma iniciativa sem paralelo em Portugal
João Matos não tem conhecimento de qualquer plataforma semelhante a esta. Em Portugal, de facto, esta é uma iniciativa sem paralelo. A que mais se aproxima, ainda que ao de leve, foi transmitida pela televisão pública há alguns uns anos. Chamou-se Soccastars e teve como vencedor Riera, um jovem que joga actualmente em Andorra.