O Tottenham de André Villas-Boas pode arrumar já nesta quinta-feira a fase de grupos na Liga Europa. Se vencerem o Sheriff na deslocação à Moldávia e se o outro jogo do Grupo K, entre Anzhi e Tromso, terminar empatado, os Spurs conseguirão um raro apuramento à terceira jornada. Algo que o Sporting fez aliás há dois anos.

Em 2011/12 os leões, nessa altura ainda orientados por Domingos, venceram o Vaslui à terceira ronda e, face ao empate entre FC Zurique e Lazio, asseguraram logo a qualificação. Acabariam por chegar à meia-final da prova, já sob o comando de Sá Pinto, caindo frente ao At. Bilbao.

Para acontecer uma qualificação tão cedo é preciso esta combinação de resultados: que uma equipa ganhe todos os jogos e todas as outras empatem os seus. No Grupo K esse cenário está em cima da mesa.

Villas-Boas pode ser então o primeiro português a festejar, confirmando para já as previsões de favoritismo para o seu Tottenham, num grupo acessível. O treinador português que venceu a prova em 2011 já assumiu que voltar a ganhá-la é um dos objetivos da época.

A Liga Europa continua a ser uma prova que diz muito aos portugueses, ainda que para as equipas nacionais esta época em prova não esteja a correr bem, exceção feita ao V. Guimarães. Com quatro pontos e líderes no Grupo I depois de vencerem o Rijeka e conseguirem um notável empate em Lyon, os minhotos visitam o Bétis e, se trouxerem de Sevilha um resultado positivo, estão bem lançados.

Pior estão P. Ferreira e Estoril. A equipa orientada por Costinha, que esteve muito perto da saída na paragem da Liga mas ficou, precisa mesmo de vencer o Dnipro. Num grupo com a Fiorentina como claro favorito, se não ganhar o Paços vê fugir a equipa de Bruno Gama, por agora segunda, com três pontos.

Quanto ao Estoril, estreante nestas andanças, ainda não somou qualquer ponto e visita o Friburgo. Depois de duas derrotas no limite, as coisas estão complicadas para a equipa de Marco Silva. Na frente do grupo está o Sevilha de Beto, Carriço e Diogo Figueiras, com duas vitórias, seguido do Liberec.

Outra equipa com ambições na prova também fala bem português. É o Valência de Ricardo Costa, João Pereira e Helder Postiga, que não começou bem mas mantém tudo em aberto e a hipótese de reforçar a sua posição no grupo, na visita ao St. Gallen.

Nota ainda para a outra equipa com treinador português em prova, o Maccabi Telavive de Paulo Sousa, que já leva quatro pontos, depois de ter surpreendido ao ganhar em Bordéus na ronda anterior, e visita agora o líder Eintracht Frankfurt. E destaque para os búlgaros do Ludogorets, que têm Vitinha, e lideram o seu grupo com seis pontos, depois de já terem vencido o PSV. 

Quem vai bem posicionado também, com quatro pontos e em igualdade com o líder AZ Alkmaar, é o PAOK de Miguel Vítor, que recebe agora o Maccabi Haifa. Atenções viradas também, por outro lado, para o D. Kiev, onde está Miguel Veloso, que ainda procura a primeira vitória e vai ver se consegue alcançá-la na visita ao Thun.

Todos os jogos e as classificações da Liga Europa

Veja também as estatísticas