António Rodrigues Guimarães, presidente do Vitória de Guimarães entre 1974 e 1976, morreu, esta sexta-feira, aos 80 anos, informaram os vimaranenses.

«O Vitória Sport Clube endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de António Manuel Rodrigues Guimarães. Neste momento difícil, fica para sempre na memória o homem e dirigente que honrou o emblema do Vitória» comunicou o clube minhoto, em nota publicada no site oficial da formação.

Ainda no comunicado, o Vitória reconheceu que o ex-dirigente manteve «a estabilidade necessária para o clube num período politicamente conturbado», depois de ter sucedido a Antero Henriques da Silva Júnior, em março de 1974, um mês antes do 25 de Abril.

Nos dois anos que António Guimarães liderou o clube, a equipa de futebol, obteve um quinto lugar na edição 1974/75 do campeonato e um sexto em 1975/76, temporada ainda marcada pela presença na final da Taça de Portugal (derrota por 2-1 frente ao Boavista, em jogo realizado no antigo Estádio das Antas, no Porto).

Antes de ter sido presidente do Vitória, António Rodrigues Guimarães foi vereador municipal dos desportos em Guimarães, tendo contribuído para o projeto do hoje denominado Estádio D. Afonso Henriques, inaugurado a três de outubro de 1965.

O funeral realiza-se às 14:30 de sábado, na igreja paroquial de São Jorge de Selho, no concelho de Guimarães.