Vamos diretos ao assunto: ninguém conseguiu melhor saldo entre vendas e compras que o Mónaco neste mercado de transferências. De acordo com o estudo efetuado pelo Observatório do Futebol/CIES que engloba as vendas e as compras dos clubes, os monegascos conseguiram uma balança comercial positiva: 289 milhões de euros. Em sentido contrário, no extremo oposto, surge o PSG com uma diferença negativa entre vendas e lucros de 343 milhões de euros.

Refira-se que esta análise engloba todos os clubes dos cinco principais campeonatos da Europa: França, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália.

No cômputo do geral, 41 clubes das cinco principais ligas apresentam uma balança comercial positiva graças às transferências de jogadores este Verão. Logo atrás do campeão francês, surge o Borussia Dortmund com lucro de 110 milhões de euros e os franceses do Lyon fecham o pódio com um saldo positivo de 72 milhões de euros.

Confira a diferença entre compras e vendas dos clubes das cinco principais ligas da Europa:




Em relação à diferença entre gastos e receitas nos cinco principais campeonatos do Velho Continente, destaque para a Premier League. Em Inglaterra os clubes apresentam um défice de 835 milhões de euros. Apenas cinco clubes ingleses registaram um saldo positivo. Contrariamente à Premier League, os emblemas da Liga Espanhola conseguiram um saldo positivo de nove milhões de euros. De acordo com o Observatório do Futebol/CIES, este resultado está relacionado com a política de transferências do Real Madrid que registou um saldo positivo de 47 milhões de euros.