O FC Porto é o terceiro clube europeu que mais facturou em transferências para as cinco maiores Ligas europeias desde 2008 para cá, segundo avança um estudo publicado pelo «Observatório de Futebol».

O emblema azul e branco integra uma escassa lista de clubes que não pertencem aos cinco maiores campeonatos europeus – Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França – mas que constam no top trinta, juntamente com o Palermo, o Benfica, o Ajax e o Portsmouth.

Os dragões geraram, desde 2008, 282,7 milhões de euros e ficaram apenas atrás de Real Madrid (303,7 milhões) e Tottenham (322,1 milhões), valor para o qual mais contribuiu a venda de Gareth Bale por cerca de 94 milhões de euros. Liverpool (239,8 milhões) e Milan (229,5 milhões) fecham o top 5 de uma lista em que  não constam clubes alemães. O Benfica é o outro clube português citado no top-30, com receitas de 174.3 milhões.

O documento, publicado pelo Observatório, demonstra também alguma preocupação pelo atual sistema de transferências, uma vez que «não consegue contrariar o crescente desequilíbrio competitivo entre os clubes».

A análise refere ainda que « os clubes com maior histórico de formação de jogadores não estão a ser suficientemente recompensados financeiramente», pelo que « é necessária uma reforma do atual sistema de transferências».