Agora é oficial. Em comunicado enviado à CMVM, o F.C. Porto confirmou a contratação de Alex Sandro, lateral esquerdo brasileiro pelo qual os «dragões» pagam 9,6 milhões de euros.

O jogador, que está a preparar a presença no Mundial sub-20, assina por cinco épocas, e fica com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Alex Sandro torna-se por isso, a par do compatriota Danilo, no terceiro jogador do F.C. Porto com cláusula mais alta. Só Hulk (100 milhões) e Iturbe (60 milhões) estão à frente.

Embora representasse o Santos, o comunicado do F.C. Porto faz referência a um acordo com o Deportivo Maldonado, clube uruguaio ao qual estava ligado o passe do jogador, depois de ter sido comprado por um grupo de empresários, do qual faz parte Juan Figger.

Leia o comunicado:

«A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a um acordo com o Deportivo Maldonado SAD, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador Alex Sandro Lobo Silva.

Este negócio foi concretizado pelo montante de 9.600.000 € (Nove milhões e seiscentos mil euros) sendo que a FC Porto SAD garante 100% dos direitos económicos do jogador.

A FC Porto SAD celebrou com o jogador um contrato válido por 5 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2016, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 50.000.000 € (Cinquenta milhões de euros).

O Conselho de Administração

Porto, 23 de Julho de 2011»