José Pekerman já é oficialmente o novo seleccionador da Colômbia, anunciou nesta quarta-feira a Federação de futebol daquele país. O técnico argentino vai comandar a equipa até Agosto de 2014, sendo o escolhido para liderar os «cafeteiros» no Mundial do Brasil.

«O contrato será até Agosto de 2014, queremos um processo longo», referiu o presidente do organismo, Luís Bedoya. Apesar disso, o dirigente não quis revelar o salário do novo treinador, confirmando apenas serem «números significativos» aos quais será acrescido um bónus, caso consiga apurar a Colômbia para o Mundial.

O treinador, de 62 anos, terá a tarefa de tirar a equipa de James Rodrigues, Guarin e Falcao da sexta posição no apuramento da zona sul-americana para o Brasil 2014, ao fim de três jornadas. Os colombianos somaram uma vitória ante a Bolívia (2-1), um empate com a Venezuela (1-1) e uma derrota com a Argentina (2-1).

Como seleccionador da Argentina, Pekerman foi três vezes campeão mundial de sub-20 Argentina (1995, 1997 e 2001) e levou a selecção principal alviceleste aos quartos-de-final do Mundial de 2006.