Está oficializada a exclusão da União de Leiria da Liga de Honra. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a L.P.F.P. confirma que não foram preenchidos os requisitos financeiros exigidos, pelo que a vaga é agora entregue ao Sp. Covilhã.

No documento, a Comissão Executiva da Liga esclarece que as candidaturas tinham de ser entregues na sede do organismo até às 18 horas de 21 de Maio, ou remetidas por correio registado na mesma data. Nesse dia a SAD leiriense terá enviado apenas uma mensagem de correio eletrónico, com documentos digitalizados. Só três dias depois é que foi enviada, por correio registado, o requerimento de candidatura e os documentos originais.

A Liga comunicou desde logo à União de Leiria que a candidatura seria provavelmente indeferida, mas informou também que podia exercer o direito de audiência, algo que não teve resposta.

Falhados os pressupostos exigidos para a inscrição nas competições principais, a Liga comunica que a vaga será do Sporting da Covilhã, 15º classificado do segundo escalão em 2011/12, que tem agora de avançar para processo de candidatura.

Curiosamente, o presidente do emblema serrano antecipou este cenário após o último jogo da época. «Vão existir equipas que não se vão conseguir inscrever na Liga de Honra na próxima época por terem dívidas. Quem não pagar salários tem de descer de divisão e esse campeonato vou ganhar de certeza absoluta. Pela verdade, o Covilhã tem que estar sempre na frente. Os sócios podem estar descansados, porque o Covilhã não vai descer de divisão», disse então José Mendes.