Quando Ola John pisar o relvado com a camisola da seleção holandesa, nesta quarta-feira, vai aumentar uma «história de irmãos» da Laranja Mecânica.

O selecionador Louis van Gaal já admitiu que o extremo do Benfica vai ser titular e, assim, os John tornar-se-ão nos 18º par de irmãos a representarem a seleção dos Países Baixos.

O irmão de Ola, Collins John, foi internacional pela Holanda duas vezes. Ambas em 2004: a primeira num particular com a Suécia (2-2), a segunda frente ao Liechtenstein.

Collins John está atualmente sem clube, depois de ter atuado pelo Barnet, de Inglaterra. Apesar de ter um passado de pouco sucesso na seleção principal, Collins John foi campeão europeu de sub-21. Onde? Em Portugal, em 2006.

A história de irmãos na seleção holandesa começou há mais de cem anos, com os «manos» Kessler, Tonny e Dé. No entanto, esses jogaram juntos, ao contrário do que deve suceder com Ola e Collins John.

Os primos de Tonny e Dé, Dolf e Boéli deram continuidade à história. Frank e Ronald de Boer são o par com mais jogos pela seleção, embora não tenham atuado todas as partidas em conjunto, como aconteceu com muitos outros irmãos.

Erwin e Ronald Koeman são terceiros atrás de Rene e Wili van de Kerkhof. De acordo com a Voetbal International, o último par antes dos irmãos John a jogar pela seleção foi o formado por Luuk e Siem De Jong.