O interesse do Ajax em Ola John não é novo, e o emblema holandês nem sequer tem problemas em assumi-lo. Já foi assim no verão, quando a transferência esteve prestes a concretizar-se, e continua agora, com a reabertura do mercado em vista.

«Ola John é o número um da minha lista», assumiu Frank de Boer em entrevista ao canal de televisão AT5, em entrevista que será transmitida integralmente apenas nesta sexta-feira, mas com alguns excertos revelados de véspera.

«Neste momento não temos o típico extremo para jogar na esquerda e na direita. Gostava de o ver mudar-se para Amesterdão», acrescentou Frank de Boer.

O regresso de Ola John à Holanda esteve muito perto de se concretizar, nos últimos dias de mercado, mas perante a lesão grave de Salvio o Benfica optou por não prescindir do antigo jogador do Twente, que está ligado ao fundo de investimento Doyen.

A verdade é que, mesmo com o argentino de fora, e sem esquecer os problemas físicos de Sulejmani e Markovic, Ola John tem estado afastado da titularidade. O holandês só fez sete jogos esta época, e apenas dois como titular. Nas últimas semanas até foi ultrapassado na «hierarquia» por Ivan Cavaleiro, promovido da equipa B.

É provável, por isso, que Ola John veja com bons olhos uma eventual transferência, até para que possa reacender a esperança de conquistar uma vaga no Mundial2014.

O extremo do Benfica estreou-se na seleção principal no início deste ano, sendo que no verão foi «emprestado» aos sub-21 para disputar o Europeu. Esta época, perante a escassa utilização, ainda não foi chamado por Louis van Gaal.