A cinco dias da Taça Intercontinental, marcada para 12 de Dezembro, na cidade japonesa de Yokohama, o dia-a-dia do Once Caldas e do F.C. Porto não podia ser mais contrastante. Enquanto os «dragões» estão a poucas horas de enfrentar o Chelsea de José Mourinho num jogo decisivo para a manutenção dos azuis-e-brancos na Liga dos Campeões, os colombianos, vencedores da última edição da Taça Libertadores da América, parecem ter ultrapassado por completo as «sequelas» do calvário em que se transformou a viagem de Colômbia até Tóquio - a atribulada viagem da comitiva do Once Caldas demorou cinco dias e incluiu escalas nos Estados Unidos, com complicações alfandegárias e perda de bagagens.
Instalados na J-Village, um complexo desportivo situado na cidade de Fukushima, os jogadores do Once Caldas têm dividido o tempo entre sessões de treinos (a equipa fez dois treinos no domingo) e alguns passeios pelos arredores da unidade onde estão instalados. Ontem, precisamente, a comitiva colombiana optou por descontrair com uma visita à localidade de Iwaki, a 25 minutos da J-Village, onde os jogadores fizeram algumas compras de natal.
Esta terça-feira, a equipa orientada pelo técnico Luis Montoya Soto, volta a descontrair, mas, desta vez, na cozinha. Para comemorar o dia do «Alumbrado» e a Imaculada Concepção de Maria (na Colômbia, o dia 8 de Dezembro marca o início da quadra natalícia com milhões de luzes a serem acesas e com a comemoração do feriado religioso), os jogadores vão preparar leite-creme e sonhos.
Once Caldas quer ver o F.C. Porto-Chelsea
Embora a milhares de quilómetros de distância, os colombianos não querem perder de vista o F.C. Porto e, por isso mesmo, já estão a fazer esforços para conseguir ver o jogo da Liga dos Campeões contra o Chelsea. Contudo, o desejo não será fácil de concretizar, já que em Fukushima não há sinal de ESPN.
Desde sexta-feira, o Once Caldas ainda não foi recebido por qualquer elemento da organização da Taça Intercontinental. Amanhã, dia em que o F.C. Porto viaja para o Japão, o Once Caldas muda-se para uma unidade hoteleira em Yokohama, onde está prevista uma conferência de imprensa.