A imagem correu mundo e, nesta terça-feira, muita gente foi à Nazaré na expectativa de ver Garrett McNamara surfar uma onda gigante. O surfista havaiano aguarda entretanto a avaliação da onda que apanhou na segunda-feira, e que pode bater o seu próprio recorde mundial da maior onda já surfada.

As previsões apontam para grandes ondas na Nazaré esta semana e foram muitos os curiosos que marcaram lugar na Praia do Norte, para acompanhar as proezas de McNamara. «Vim de propósito de Santo Tirso e não vou sair daqui até ver o norte-americano surfar uma onda grande», diz um dos presentes, António Figueiredo, de 58 anos, à Lusa.

Em novembro de 2011 Garrett McNamara, de 45 anos, surfou uma onda com 23,77 metros, que foi reconhecida pelo Guinness, no âmbito do projeto ZON North Canyon Show, e ganhou a competição de ondas grandes Billabong XXL Global BigWave Award. Agora terá surfado uma ainda maior, que aguarda certificação. A equipa que acompanha Garrett McNamara entende que esta onda é ainda maior do que a de 2011, mas para evitar que haja controvérsia pedimos a dois surfistas que fazem a certificação da [competição] Billabong que confirmem o tamanho da onda antes de falarmos em novo recorde», disse à Lusa o presidente da Empresa Municipal Nazaré Qualifica, Miguel Sousinha.