O afastamento do russo Nikolay Davydenko, número quatro mundial, este domingo, pelo compatriota Mikhail Youzhny (14º), ao fim de duas horas e meia de disputa, foi uma das surpresas do sétimo dia do Open da Austrália. Davydenko perdeu os três sets, pelos parciais 6-7 (2-7), 3-6 e 1-6.
Também o argentino David Nalbandian, décimo do ranking, despediu-se de Melbourne, com o espanhol Juan Carlos Ferrero (22º) a brilhar no court, após três concludentes vitórias: 6-1, 6-2 e 6-3.
Já o número dois do mundo, o espanhol Rafael Nadal, não teve dificuldade em assegurar um lugar na ronda seguinte, face à desistência de Paul-Henri Mathieu (23º) no decorrer do segundo set, que ficou pelo 3-0, já depois de o primeiro ter terminado 6-4. O francês resistiu 50 minutos em campo.
O francês Richard Gasquet, oitavo do ranking, foi batido pelo compatriota Jo-Wilfried Tsonga (38º), naquele que foi um dos encontros mais demorados do dia, cerca de três horas e meia, divididas por quatro sets: 6-2, 6-7 (5-7), 7-6 (8-6) e 6-3.
Com estes resultados, Tsonga e Youzhny, Nieminen (24º) e Nadal asseguraram presença nos quartos-de-final.
Esta segunda-feira, Melbourne vai conhecer os restantes participantes desta fase, com destaque para o regresso de Roger Federer aos courts, o número um mundial e bicampeão em título do Open da Austrália. O suíço defronta o checo Tomas Berdych (13º); um dos espanhóis Juan Carlos Ferrero (22º) e David Ferrer (5º) vai ficar pelo caminho; o sérvio Novak Djokovic (3º) tem pela frente o australiano Lleyton Hewitt (19º); e, por fim, o norte-americano James Blake (12º) joga com o croata Marin Cilic (57º).