O australiano Lleyton Hewitt, terceiro cabeça de série, passou às meias-finais do Open da Austrália, primeira prova do Grand Slam, ao vencer o argentino Nalbandian em cinco sets, com os parciais 6-3, 6-2, 1-6, 3-6, 10-8. O jogo foi duro... O duelo terminou após mais de quatro horas.
Este acabou por ser mais um motivo para os australianos festejarem, uma vez que esta quarta-feira se comemora o Dia da Austrália. O tenista passa pela primeira vez às meias-finais da prova que se realiza na sua terra natal e deixa em aberto a possibilidade de voltar a ver-se um australiano na final do Open, depois de Mark Edmonson ter ganho a competição em 1976.
Davydenko abandonou devido a insolação
Hewitt, que eliminou o espanhol Rafael Nadal em outro jogo de cinco sets, vai enfrentar o norte-americano Andy Roddick, que beneficiou do abandono do russo Nikolay Davydenko.
O russo não resistiu a uma insolação e abandonou quando o marcador 6-3, 7-5 e 4-1 estava favorável a Roddick. Davydenko teve de ser assistido por várias vezes durante o encontro. Foi-lhe colocado gelo na nuca, um colete refrigerante para baixar a temperatura corporal e até lhe foi administrado um inalador.
Davenport segue em frente
Em femininos, a norte-americana Lindsay Davenport, cabeça de série número um, venceu a australiana Alicia Molik, enquanto a francesa Nathalie Dechy superou a suíça Patty Schnyder, carimbando presença nas meias-finais do Open.
As duas jogadoras passaram à ronda seguinte e vão medir forças entre ambas. Devido às altas temperaturas, o árbitro teve de deliberar que se procedesse a um intervalo de dez minutos.
A norte-americana, com grande esforço, esgotada e quase sem conseguir mover-se, acabou por derrotar Molik no Dia da Austrália, pelos parciais de 6-4, 4-6 e 9-7. Davenport acusou a pressão, já que o público que enchia a Rod Laver Arena não se cansou de gritar e apoiar a tenista australiana, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas2004, vencedora do recente torneio de Sydney e que eliminou Venus Williams nos oitavos de final.
Singulares masculinos, quartos-de-final:
Andy Roddick, EUA (2)-Nikolay Davydenko, Rus (26), 6-3, 7-5,4-1 (abandono)
Lleyton Hewitt, Aus (3)-David Nalbandian, Arg (9), 6-3, 6-2, 1-6, 3-6, 10-8
Singulares femininos, quartos-de-final:
Lindsay Davenport, EUA (1)-Alicia Molik, Aus (10) 6-4, 4-6, 9-7
Nathalie Dechy, Fra (19)-Patty Schnyder, Sui (12) 5-7, 6-1, 7-5
MEIAS-FINAIS
Singulares masculinos:
Roger Federer, Sui (1) - Marat Safin, Rus (4)
Andy Roddick, EUA (2) - Lleyton Hewitt, Aus (3)
Singulares femininos:
Lindsay Davenport, EUA (1) - Nathalie Dechy, Fra (19)
Maria Sharapova, Rus (4) - Serena Williams, EUA (7)