João Sousa qualificou-se para a segunda ronda do Open da Austrália, ao vencer o australiano John-Patrick SMmth. Segue-se um teste de fogo para o tenista português, que vai agora defrontar o britânico Andy Murray, nº 3 do mundo.
Sousa, 100º do ranking mundial, bateu o tenista da casa (237º) por 6-4, 6-1 e 6-4, em 1h52m.É o terceiro português a passar a ronda inaugural do primeiro Grand Slam da época, depois de Nuno Marques em 1991 e de Frederico Gil, em 2011 e 2012. No ano passado Gil chegou mesmo à terceira eliminatória.
Murray, que entrou no court em Melbourne a vencer o holandês Robin Haase por 6-3 6-1 6-3, admitiu não conhecer bem João Sousa, mas diz que já o viu em ação. «Não sei muito sobre ele, mas vi-o jogar alguns jogos durante a época de terra batida em Barcelona, no ano passado. Vi-o jogar. Também o vi um pouco em Roland Garros. Nunca treinei com ele e nunca o defrontei», disse o britânico, campeão olímpico em título e duas vezes finalista no Open da Austrália.

Sousa é o segundo português a chegar à segunda ronda nesta edição do Open da Austrália. Na segunda-feira Maria João Koehler tornou-se a primeira tenista portuguesa a passar a primeira eliminatória. Volta ao court esta quarta-feira, frente à sérvia Jelena Jankovic.