Rafael Nadal garantiu a presença na final do Open da Austrália, onde vai defrontar Roger Federer, depois de um encontro épico com o seu compatriota Fernando Verdasco. O número 1 do mundo só levou a melhor ao fim de cinco sets, jogados ao longo de cinco e 14 minutos.
Verdasco, que nunca tinha vencido Nadal em seis confrontos anteriores, mostrou logo de início que desta vez seria um adversário à altura. Impôs-se no primeiro set e complicou muito a vida a Nadal. No final, o líder do «ranking» venceu por 6-7 (4-7) 6-4 7-6 (7-2) 6-7 (1-7) 6-4, para garantir pela primeira vez a presença na final do torneio australiano do Grand Slam.
Fica assim marcada para domingo a final mais aguardada. Federer, que perdeu a liderança mundial para Nadal no ano passado e já mostrou na Austrália estar de regresso ao seu nível, vai defrontar o espanhol pela primeira vez desde a histórica final de Wimbledon do ano passado, que representou a passagem simbólica de testemunho entre os dois nomes grandes do ténis mundial.