O tenista português Frederico Gil, actualmente no 69º lugar do ranking ATP, vai defrontar o francês Gilles Simon, 15º cabeça-de-série, na primeira eliminatória do Open da Austrália, o primeiro «Grand Slam» de 2010, revelou o sorteio realizado esta sexta-feira em Melbourne.
Frederico Gil teve entrada directa no quadro principal e será o único representante português no torneio de Melbourne depois das eliminações de Rui Machado, Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva, na fase de qualificação. O tenista português ficou na parte superior do quadro, tal como o suíço Roger Federer, número um do Mundo.
Um embate com o número um só será possível se Frederico Gil fizer história e chegar à quarta ronda (oitavos-de-final), um quadro pouco plausível, tendo em conta as dificuldades esperadas para o primeiro desafio. Gilles Simon é 15º do ranking mundial e já ocupou a sexta posição, a 5 de Janeiro de 2009, contando com seis triunfos em torneios ATP.
O tenista português, por seu lado, nunca defrontou o tenista gaulês, mas vai tentar passar, pela primeira vez, a ronda inaugural de um torneio do «Grand Slam». Em caso de sucesso na primeira ronda, o melhor tenista português de todos os tempos já sabe que irá defrontar o vencedor do jogo entre o italiano Paolo Lorenzi e o cipriota Marcos Baghdatis.
O Open da Austrália começa já esta segunda-feira em Melbourne.