A queda do 10ª cabeça-de-série, o argentino David Nalbandian, perante o desconhecido Yen-Hsun Lu, de Taiwan, é, para já, a grande surpresa da segunda ronda do Open da Austrália, primeiro gran slam da temporada que continua a decorrer em Melbourne. Nalbandian foi o primeiro dos favoritos a ficar por terra, enquanto Roger Federer e Novak Djokovic, segundo e terceiro cabeças-de-série, passaram sem problemas nos seus confrontos com o russo Korolev e o francês Chardy.
O norte-americano Andy Roddick ainda cedeu um set perante o belga Xavier Malisse, mas carimbou também a passagem à terceira eliminatória. O argentino Del Potro (8º) e o espanhol David Ferrer (11º) também se qualificaram com parciais de 3-0. Os restantes favoritos entrem em acção esta madrugada, na jornada que completa a 2ª eliminatória.
No quadro feminino, nenhuma favorita deu parte de fraca: Vera Zvonareva (7ª cabeça-de-série) impressionou pelo duplo 6-0 imposto à romena Gallovits, enquanto a número Jelena Jankovic teve de suar mais um pouco perante a belga Flipkens. A russa Dinara Safina foi a única a perder um set, perante a compatriota Makarova, enquanto Ana Ivanovic, sem sobressaltos, controlou sempre as operações frente à italiana Alberta Brianti.
Resultados da segunda ronda:
Masculinos
Roger Federer (Sui)-Evgeny Korolev (Rus), 6-2, 6-3 e 6-1
Novak Djokovic (Ser)-Jeremy Chardy (Fra), 7-5, 6-1 e 6-3
Andy Roddick (EUA)-Xavier Malisse (Bel), 4-6, 6-2, 7-6 e 6-2
Juan Martin del Potro (Arg)-Florian Mayer (Ale), 6-1, 7-5 e 6-2
Yen-Hsun Lu (Tpe)-David Nalbandian (Arg), 6-4, 5-7, 4-6, 6-4 e 6-2
David Ferrer (Esp)-Dominik Hrbaty (Svk), 6-2, 6-2 e 6-1
Femininos
Jelena Jankovic (Ser)-Kirsten Flipkens (Bel), 6-4 e 7-5
Dinara Safina (Rus)-Ekaterina Makarova (Rus), 6-7, 6-3 e 6-0
Ana Ivanovic (Ser)-Alberta Brianti (Ita), 6-3 e 6-2
Vera Zvonareva (Rus)-Edina Gallovits (Rom), 6-0 e 6-0
Nadia Petrova (Rus)-Sania Mirza (Ind), 6-3 e 6-2